Escolas iniciam ano letivo com problemas de infraestrutura

Instituições de Montenegro aguardam soluções para demandas antigas

Escolas das redes estadual e municipal em Montenegro iniciaram o ano letivo com problemas de infraestrutura. Alguns já são antigos, como é o caso da EEEF Adelaide Sá Brito, no bairro Santo Antônio, onde o muro da lateral da instituição está há anos aguardando pelo conserto.

Tatiana Batista Araújo, vice-diretora da instituição, conta que em 2016, quando a equipe diretiva chegou à escola, já existia o problema no muro. “A gente já comunicou a 2ª Coordenadoria Regional de Educação para eles tomarem as providências, mas até agora não tivemos retorno. É uma questão da segurança para a escola ter esse muro consertado”.

Desde o ano passado, a EEEF Adelaide Sá Brito também está sem poder usar a sua Biblioteca. Isso porque um problema no assoalho tem impedido o acesso de alunos e professores. “Não dá para utilizar por causa do assoalho, está perigoso levar uma turma no espaço, corre o risco de ceder e causar um acidente”, afirma a vice-diretora.

Já no Colégio Estadual Ivo Bühler, o Ciep, localizado no bairro Senai, a situação do reservatório de água que foi condenado é o que preocupa. A instituição está há anos tendo que fazer ligação direta para poder fornecer água para o refeitório e banheiros. Em dias de falta de água, não há como garantir o abastecimento na escola.

Na Escola Municipal de Educação Infantil José Flores Cruz, no bairro Aeroclube, um buraco no pátio da instituição, onde será construída uma fossa, tem geado preocupação. Paulo Gaspar Azeredo tem um filho que estuda na Emei, ele relata que o local está cercado, mas tira o espaço para as crianças brincarem.

Outro problema destacado por Azeredo é a condição da via de acessos à escola. “A rua está em péssimas condições, são muitos buracos. Sei que a prefeitura está fazendo um ótimo trabalho asfalto ruas na cidade, porém, seria interessante priorizar aquelas que dão acesso para escolas, postos de saúde e abrigo de idosos”, comenta.

Outra instituição do Município que apresenta problemas é a EMEF Ana Beatriz Lemos, no bairro Estação. O diretor, César do Amaral, relata que foram encaminhados diversos pedidos para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura solicitando melhorias no cercamento, contensão de água da chuva, construção da fossa e colocação de calhas no refeitório.

Muro na lateral EEEF Adelaide Sá Brito está há anos destruído

O que diz a Seduc
Sobre a situação das instituições de ensino estaduais em Montenegro, na região da 2ª CRE, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou que a obra do reservatório de água da Colégio Estadual Ivo Buhler está em fase de atualização dos elementos técnicos e orçamentários para a realização de uma nova contratação, após a desistência da primeira empresa selecionada.  Já na obra do muro da Escola Adelaide Sá Brito, o processo encontra-se em fase de elaboração da minuta do contrato. Posteriormente, o contrato deve ser assinado e será dada a ordem de início.

Rua em frente à Emei José Flores Cruz está com problemas no calçamento

Prefeitura promete melhorias nas escolas municipais
Em relação à Escola Municipal de Educação Infantil José Flores Cruz, no bairro Aeroclube, o secretário Municipal de Planejamento, Rafael Cruz, informou que todas as vias de acesso às escolas do município estão dentro do planejamento da Prefeitura para receber obras de asfaltamento.

Já com sobre o buraco da fossa aberto no pátio da escola, a secretária Municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira, destacou que a obra já está em fase de licitação. “Há várias solicitações de todas as escolas. A Prefeitura tem investido na manutenção e nas melhorias dos nossos educandários. São 28 escolas municipais e, à medida que entregamos esses projetos, chegam novas demandas”, pontua a secretária.

De acordo com Ciglia, há uma necessidade grande de projetos, como no caso da EMEF Ana Beatriz Lemos. Por isso, o Município está com processo de contratação de engenheiro civil para suprir a demanda. “Existem obras antigas que estão sendo encaminhadas agora, a exemplo da reforma da EMEF Pedro João Müller, EMEI Maria Laurinda, EMEI Adenillo Edgar Rubenich, entre outras”, conclui a secretária.

Últimas Notícias

Destaques