MEIO AMBIENTE. Drive Thru contribuirá com os planos do educandário
No sábado, 12, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo receberá a edição do mês de agosto do Drive Thru de Recicláveis, desenvolvido pelo projeto Tampinha Solidária. O evento ocorreu das 8h15 até as 11h30, visando arrecadar materiais recicláveis junto à comunidade local. Os recursos obtidos com a venda desses materiais serão destinados à escola, para contribuir com a aquisição de bancos e mesas que serão instalados em uma trilha ecológica ao lado da sede.
A utilização da área de preservação permanente (APP) era almejada pela direção e professores do educandário há anos. Em 2023, com anuência da secretaria municipal de Meio Ambiente, a Administração Municipal providenciou a limpeza do espaço. “Foi aberta uma trilha que leva até a nascente de água. Esse lugar é rico em conteúdo educativo que podemos explorar com os alunos”, explica a diretora Camila Woichinski.
“Temos tudo para ensinar questões sobre o meio ambiente para nossas crianças, principalmente na parte da preservação dentro das cidades. Cada vez temos menos espaços e os que existem, muitas vezes, não são cuidados, por isso queremos conscientizar nossas crianças”, acrescenta a educadora sobre a importância do projeto da escola.
A supervisora escolar Márcia Farias salienta a importância da relação dos estudantes com o meio ambiente. “Eles ficam encantados com o que enxergam aqui. A gente percebe muito a mudança no clima, conseguimos sentir o cheiro da vegetação, observar os pássaros. Eles passam a observar coisas que viam apenas em sala de aula”, detalha Márcia. “Para as crianças que são do meio urbano, esse contato é muito importante”, enfatiza.
A ideia dos educadores é utilizar cada vez mais o espaço para promover o conhecimento, inclusive, convidando turmas de outras escolas para conhecer o local. Para dar mais conforto aos estudantes, é planejada a instalação de bancos e mesas em madeira. É neste sentido que o Drive Trhu vem a somar.
Para Lucas Vinícius Moraes da Silva, coordenador do projeto Tampinha Solidária, a intenção da escola vem ao encontro do objetivo do projeto: despertar na sociedade o interesse e o cuidado com o meio em que vivemos. Por isso, o Tampinha Solidária apoio a iniciativa da equipe escolar.
“Percebemos que a tecnologia está ganhando um espaço muito grande na vida das crianças. É importante que tenham essa vivência com a natureza. As crianças são a nossa esperança de um cuidado maior em relação à reciclagem e à sustentabilidade”, comenta Lucas.
Como participar
Toda a comunidade pode participar levando materiais recicláveis até a EMEF São Paulo. O endereço é: Orlando Daudt Albrecht, 2012, bairro São Paulo.
Data: 12/08/2023
Horário: 8h15 até as 11h30