Escola Osvaldo Brochier integra a comunidade

“Dia do Campo” contou com apresentações artísticas e exposição de trabalhos realizados pelos alunos

Foram mais de 30 trabalhos de iniciação científica expostos no evento

A localidade de Santos Reis teve um sábado diferente neste final de semana. Isso porque este foi o dia da edição 2017 do tradicional “Dia do Campo”, na Escola Osvaldo Brochier. Na programação, apresentações artísticas do coral e da banda da escola, danças tradicionalistas com alguns Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) da região, sarau e teatro. Também foram expostos mais de 30 projetos de iniciação científica dos alunos da instituição, que atende do 1ª ao 9º ano. Tudo aberto para ser prestigiado pela comunidade.

“O foco do evento é bem essa integração”, explica a diretora da escola, Débora Pohren Batista. “A gente vê, com isso, um aumento, nos alunos, dessa sensação de pertencimento. Eles ficam orgulhosos de mostrar os trabalhos e isso é um grande estímulo.” Ocorrendo anualmente desde 2013, o “Dia do Campo” relaciona os trabalhos apresentados com a realidade dos estudantes, que vivem no interior. O grande tema da edição 2017 foi o “Por mais respeito à vida”.

Aluna do quarto ano, Bruna demonstra as muitas utilidades da reciclagem

A turma multiseriada do 4º e do 5º ano, por exemplo, juntou-se com a do 1º, 2º e 3º em um projeto de reciclagem. Buscando, junto dos pais e vizinhos, materiais que já não tinham mais utilidade aos donos, eles fizeram, a partir desse lixo reciclável, brinquedos e artigos de decoração para uso próprio. “É bem incrível o trabalho da reciclagem”, declara a estudante Bruna. No mesmo projeto, alguns dos recolhimentos foram vendidos, com o dinheiro retornando para custear o passeio de final de ano da turma.

A escritora Márcia Martiny, que trabalha na biblioteca da escola, narrou o conto “A Pedra e o Vento”, enquanto os alunos interpretavam as cenas. Houve também a divulgação de outras iniciativas da esccola. como a trilha ecológica guiada pelas imediações, onde alunos do 9º ano realizaram a identificação de espécies da fauna e da flora local; e a horta biodinâmica, que está sendo construída sem agrotóxicos e com técnicas de interação com a natureza. Além dos pais, amigos e vizinhos, prestigiaram o “Dia do Campo”, entidades parceiras da escola, como Emater, Sicredi, Fetag/RS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Últimas Notícias

Destaques