EEF José Garibaldi também será contemplada em etapa posterior
O governo do Estado iniciou, na última semana, a entrega de novos mobiliários nas escolas da Rede Estadual afetadas pelas recentes enchentes. A ação faz parte do plano de recuperação da infraestrutura escolar, financiado com recursos da parcela emergencial destinada a eventos climáticos, que já destinou R$ 6,3 milhões para a aquisição e distribuição de móveis escolares.
Em Montenegro, duas escolas estaduais foram impactadas pelas enchentes e estão programadas para receber novos mobiliários. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Porto, no Centro, será a primeira a ser beneficiada. A entrega estava prevista para essa quarta-feira, dia 26, mas conforme o governo do Estado ocorreu um atraso e deve ser remarcada para outro dia, ainda nesta semana. Serão entregues 40 conjuntos de mesas e cadeiras Conjunto N 6, 4 mesas de professor e 1 mesa adaptada para pessoas com deficiência (PCD), totalizando um investimento de R$ 36.378,00.
A diretora da escola, Andréia Kerber Oliveira, compartilhou a trajetória de recuperação da instituição.
“Desde a limpeza, que realizamos duas vezes após a enchente de maio, e mais recentemente no pátio na semana passada, o trabalho tem sido exaustivo e desafiador”, pontua. Segundo ela, cada etapa é marcada por muitas demandas, mas também gratificante ao ver a resposta da comunidade com cada doação que é recebida. “É reconfortante ouvir palavras de apoio e ver nossos alunos voltando com esperança em dias melhores”, afirmou.
A diretora destacou ainda que o esforço não é apenas para reconstruir a escola, mas para torná-la ainda melhor do que era antes. “Cada móvel, eletrônico, eletrodoméstico, alimento e material escolar recebido em doação nos traz conforto e esperança. Cada pequeno gesto de solidariedade ganha um significado enorme diante das perdas que enfrentamos”, pontua. Andréia afirma que a solidariedade da comunidade, junto com o comprometimento dos alunos e à dedicação de todos para que as aulas funcionem normalmente, tem sido fundamental nesse momento de reconstrução. “Ainda há muito a fazer, mas seguimos confiantes”, completa a diretora.
José Garibaldi fica na segunda etapa
Conforme a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Garibaldi, de Porto Garibaldi, receberá novos mobiliários em uma segunda etapa do programa. A diretora, Célia Aparecida Homem Pereira, relatou que a escola sofreu grandes perdas, incluindo carteiras e cadeiras dos alunos, armários das salas de aula, mesas dos professores, quadros, murais, portas, móveis da secretaria e biblioteca, computadores, máquina de xerox e móveis da cozinha. Apesar disso, as aulas foram retomadas no início de junho, após um mês de interrupção. “Perdemos praticamente tudo, mas conseguimos retomar as aulas graças ao esforço conjunto de nossa comunidade escolar e diversas parcerias”, destacou.
A Seduc afirma que todas as escolas impactadas terão novos mobiliários, sendo priorizadas às que sofreram maiores danos e que atendem a comunidades mais afetadas. O Plano Rio Grande, atua em três eixos: ações emergenciais, ações de reconstrução e RS do futuro.