Projeto de voluntariado realizado em parceria da John Deere continuará mudando a vida da comunidade escolar
A manhã dessa terça-feira, 7, foi especial e será lembrada pela comunidade escolar do colégio estadual A J Renner, de Montenegro. O motivo não poderia ser melhor: a reinauguração da quadra de esportes, a inauguração da nova cobertura que liga o prédio principal ao ginásio e os projetos sociais que acontecem na instituição desde 2016.
Tudo acontece a partir do projeto social “John Deere na escola”, que trouxe uma nova rotina aos alunos, professores, pais e funcionários do A J Renner. A parceria entre a fabricante de tratores instalada em Montenegro e a organização internacional sem fins lucrativos (ONG), Global Communities, está mudando a vida dos estudantes. Um dos objetivos do programa é que o trabalho tenha continuidade.
Segundo o diretor da escola, Fernando Petry, todos estão realizados. “Estas parcerias são essenciais para o funcionamento das instituições educacionais. Também vemos o quanto é importante as colaborações entre o poder público e as empresas privadas”.
Representando todos os 542 estudantes beneficiados, o aluno do terceiro ano do ensino médio, Felipe Batista Miranda, agradeceu pelo esforço dos envolvidos. “Agora sentimos orgulho da nossa escola. Aqui é a nossa segunda casa, com a quadra reformada poderemos convidar os amigos de outras escolas para jogar uma intersérie”, afirmou em seu discurso. Miranda também ressaltou o empenho solidário dos familiares e colegas durante as reformas.
Benefício à comunidade e espírito voluntário
O diretor global de desenvolvimento econômico da John Deere também acompanhou a cerimônia. Bill Ratzburg afirmou que o voluntariado é muito importante para a empresa. “Acreditamos que a empresa deve oferecer benefícios para a comunidade onde está instalada. O nosso objetivo é chegar a 1 milhão de horas de voluntariado até 2022”, revela.
Carla Ávila integra o grupo de funcionário voluntários da John Deere Montenegro. Conforme ela, a empresa procura investir nas cidades em que está presente e oportunizar novas condições de desenvolvimento. “Nestes três anos aqui na escola percebemos um retorno muito importante, não apenas financeiro, mas em participação das pessoas e no preparo dos jovens”, aponta.
Diretor da unidade montenegrina da montadora de tratores, Paulo Rohde afirma estar surpreso com a evolução do projeto do ano passado para 2018. “Aqui vemos o engajamento dos alunos e das famílias que querem uma escola melhor. O nosso desafio é trazer mais pais e alunos e até os amigos de todos”, afirma.
Rohde também apontou que juntar voluntários é algo muito difícil na atualidade, porém, o colégio conseguiu alcançar a proposta. “Isso é a prova que junto podemos fazer mais. Voluntariado não é uma ação, é um projeto sem fim”, reforça.
Entidades locais receberão assessoria
Jonathan Allen, diretor da Global Communities diz que a ONG assessora o comitê de voluntariado da John Deere. Segundo Allen, os projetos desenvolvidos pela organização visam melhorar a infraestrutura pessoal e social, prestando também assessoria para entidades das comunidades onde a John Deere está instalada.
Conforme o diretor, a Global realizou na tarde de ontem uma visita à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Montenegro e à Associação Beneficente Casa De Amparo Mão De Deus.
“Montenegro é a mais nova unidade onde estamos promovendo as atividades”, diz. As principais colaborações com as organizações e associações locais são para a captação de recursos por meio das leis de incentivo.
Atividades realizadas pela “John Deere na escola”
Os alunos participaram de diversas palestras e projetos inclusos no programa da empresa, por meio da Global Communities. Um dos destaques foi para a programação do “Conhecendo as profissões”, com a visita dos estudantes à unidade John Deere Montenegro.
Uma sala de jogos de mesa também foi montada no colégio A J Renner. Além disso, uma sala de robótica será montada para promover a ciência e a tecnologia nas aulas. O grêmio estudantil também será reativado em meio às atividades desenvolvidas pela ONG. As reformas e revitalização dos espaços esportivos foram feitas com total envolvimento de alunos, pais, professores, funcionários e voluntários da John Deere.
O ginásio recebeu vidros blindados na parte superior, conforme a vice-diretora Cláudia Escobar Hendges. As quadras esportivas interna e externa foram pintadas e novas tabelas de basquete instaladas. Em dias de chuva os alunos não precisam deixar de fazer aulas de Educação Física, pois uma cobertura entre o prédio principal e o ginásio foi colocada para a proteção dos jovens.