A comunidade de São Sebastião do Caí avançou nas negociações com a concessionária CSG – Caminhos da Serra Gaúcha – a respeito do pedágio free flow na ERS-122. Em reunião de autoridades, ao lado do prefeito Júlio Campani e do presidente da Câmara, João Marcos Guará, em Porto Alegre, foi assinado um protocolo de intenções prevendo isenção das tarifas aos moradores dos bairros Areião, Conceição e São Martim.
O benefício terá limite de um veículo por endereço, devendo estar obrigatoriamente emplacado no município e em nome do morador do imóvel. Também micro e pequenas empresas terão isenção de um veículo por CNPJ. A comunidade conquistou ainda a promessa de instalação do segundo pórtico free flow já em Agosto do próximo ano, nas proximidades da divisa com Bom Princípio, garantindo assim a redução da tarifa.
Essas isenções terão vigência a partir do dia primeiro de dezembro deste ano e na atual Praça de Portão. Para ter direito ao benefício, cada família residente ou empresa instalada nesses bairros deverá fazer um cadastro junto à concessionária. Como contrapartida, a prefeitura de São Sebastião do Caí deverá abrir mão de 40% do valor que a concessionária pagaria de imposto sobre serviços, que atualmente é de cerca de 20 mil reais mensais.
O prefeito Júlio Campani destacou a vitória através da união. “Estamos lutando contra o pedágio desde 2021, e fomos ganhando gradativamente o apoio dos vereadores e moradores. A pressão, de forma conjunta, foi fundamental para a construção de medidas e alternativas para minimizar os prejuízos”, comentou, ao destacar que segue a mobilização por mais benefícios.