Integrantes da Equipe MonT, da Escola Sesi de Ensino Médio Heitor José Müller, chegaram à Capital Federal na manhã desta quarta-feira, dia 15, para participar do Festival Sesi de Robótica. A turma deixou Montenegro rumo à Porto Alegre às 2h desta madrugada. No começo da manhã, às 5h30, eles embarcaram para São Paulo, onde outro voo os aguardava com destino à Brasília.
O Festival Sesi de Robótica reúne cerca de 2 mil estudantes de todo o país. As atividades são realizadas de hoje até o próximo sábado, dia 18, na Arena Mané Garrincha.
Além do torneio de robótica, que mostra o impacto da metodologia de ensino STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática) na formação pessoal e acadêmica dos jovens, o evento terá uma programação paralela, que inclui:
– Oficinas maker do SESI Lab gratuitas para as famílias nos quatro dias de evento, com montagem de carrinho movido à vela e a motor, lançador de foguete e robô;
-Seminário Internacional SESI SENAI de Educação, com a participação de especialistas e representantes do Ministério da Educação para discutir políticas e inovações na educação brasileira, na quinta-feira, 16, a partir das 14h e na sexta, 17, das 9h às 16h30;
– Exposição sobre o papel da educação na reindustrialização do país, com projetos desenvolvidos pelo SESI, pelo SENAI e por seus estudantes.
Antes de viajar, grupo realizou doação de alimentos
A ação entre amigos realizda pela Equipe MonT conseguiu arrecadar 140 kg de alimentos
não perecíveis. Os iténs foram entregues à secretaria municipal de Habitação, Desenvolvimento Sociel e Cidadania pela vice-diretora do educandário, Livia Maria Rosa Nunes, e pelos alunos Lavínia Gehrke da Silva e aluno Otávio Finger. Quem recebeu a doação foi o próprio titular da pasta, o secretário Everton Baum.
A secretaria deve encaminhar os alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.