Equipe JA embarca com 11 atletas para o Mundial de Jiu Jitsu

Chegou a hora. Competição mais aguardada do ano inicia hoje, em São Paulo

Um dos maiores objetivos de quem luta jiu jitsu é vivenciar a atmosfera, disputar e vencer um Campeonato Mundial. A competição, que reúne atletas de todos os cantos do Brasil e do mundo, possui um clima especial, diferente de todas as outras disputas da modalidade. De hoje até domingo, o ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, será a casa do jiu jitsu. A Academia JA Jiu Jitsu, de Montenegro, estará representada por 11 atletas no campeonato.

A delegação montenegrina embarca na manhã desta quinta-feira para a capital paulista. Na bagagem, os atletas carregam o sonho de subir no topo do pódio. Para isso, realizaram uma preparação intensa, com média de três treinamentos por dia nas últimas semanas. Sem estabelecer metas em relação à conquista de medalhas, o lutador e professor da equipe, Luciano Pinto, destaca o tamanho da competição. “Não coloco metas, só cobro os atletas para que lutem bem. É um campeonato muito grande. Todo mundo que vai para São Paulo, está bem preparado”, enaltece.

Equipe realizou, em média, três treinos por dia nas últimas semanas de preparação

Líder da equipe JA, Luciano vai para seu sexto Mundial e busca subir no lugar mais alto do pódio pela primeira vez. “Acredito que fisicamente estou um degrau abaixo do que estava no ano passado, mas tecnicamente estou melhor neste ano. Quero ser campeão mundial”, ressalta o atleta, que foi vice-campeão em 2018 e ficou em terceiro lugar em 2017.

Quem também busca seu primeiro título mundial é Pedro Casado, que recentemente trocou de faixa e vai estrear com a faixa preta neste final de semana, em São Paulo. “Estou fazendo um trabalho há quatro meses, com nutricionista. Baixei o peso de 84 para 74 kg. Nessa faixa, você enfrenta atletas profissionais. A pressão é diferente, o tempo de luta é diferente, mas estou pronto. Esse é o Mundial que me sinto mais bem preparado”, salienta.

Em ótima fase, Márcio Rodrigues vai para seu quarto Mundial. Nas três edições anteriores, o lutador montenegrino se sagrou campeão três vezes, duas por peso e uma no Absoluto. Após conquistar o título nas faixas branca e azul, o atleta agora quer subir no topo do pódio com a faixa roxa. Além dos adversários no tatame, ele tem outro oponente: uma forte gripe, que o impediu de treinar nos últimos dias. “Sinto muita dor nas articulações. Mas meu objetivo é voltar com duas medalhas. Vou dar meu máximo no peso. Os adversários são mais técnicos nesta categoria”, frisa.

Lista de atletas inscritos pela JA
Luciano Pinto – Faixa preta
Pedro Casado – Faixa preta
Raicon Nessy – Faixa preta
Márcio Rodrigues – Faixa roxa
Josemar Queiroz – Faixa roxa
Paulo Aspir – Faixa roxa
Mari Lopes – Faixa roxa
Rafael Rhoden – Faixa azul (estreante)
Débora Casado – Faixa azul (estreante)
Gabriel Rhoden – Faixa branca (estreante)
Cristiano Teixeira – Faixa branca

Últimas Notícias

Destaques