Equilíbrio entre saúde física, emocional e espiritual é chave para um ano leve

Mais um fim de ano chegou, e com ele, a necessidade de renovação. Nada melhor para começar um novo ano do que reorganizando as ideias e até mesmo refletindo sobre o que está por vir. Você sabia que é possível manter o equilíbrio na saúde física, mental/emocional e ainda potencializar o lado espiritual no dia a dia? Isso porque a saúde integral do ser humano está intimamente ligada a estes três setores.

Foto: arquivo pessoal

Raissa Joner, profissional de educação física e nutricionista esportiva, destaca a importância dos exercícios físicos para a manutenção da saúde em geral. “Aposte em musculação ou treino funcional aliado a caminhada/corrida. Uma musculatura forte e um coração resistente melhoram a funcionalidade do corpo e também a estética”, afirma. Além disso, ela aconselha a ingestão de água, pois muitas pessoas não têm o hábito de ingerir a quantidade diária necessária. “Faça um cálculo de 30ml a 40ml de água vezes o peso do corpo. O resultado é o quanto você deveria ingerir diariamente” alerta.

A alimentação também é ponto importante. Por isso, ela salienta que começar fazendo trocas simples nas refeições é um bom início. “Troque refrigerante por água com gás, frituras por assados, doces por frutas, fast food por lanches caseiros”, destaca. “Pense na “redução de danos”, não saia cortando os alimentos da sua rotina, apenas troque ou intercale com outros mais saudáveis”, acrescenta. Por isso, é ideal procurar um profissional para ajudar na reorganização.

Segundo ela, o objetivo inicial da mudança é criar novos hábitos que sejam duradouros, por isso, a virada de ano é uma bela ocasião, já que é a renovação de um ciclo. “Nada melhor do que iniciar o novo ano 100% diferente”, pontua. Raissa relembra que nos dias atuais, as pessoas estão em um modo acelerado constantemente, com muito trabalho, questões famíliares, realizando refeições de qualquer maneira, cansadas demais para treinar, dormindo pouco ou mal, entre outros, o que causa estresse e faz com que o corpo não aguente muita coisa. Por isso, ela considera ideal conciliar o sono e o lazer em novos hábitos. “Puxe o freio de mão, olhe para dentro de si e se cuide mais. Se coloque como prioridade sempre”, enfatiza.

“É preciso olhar para suas perdas e ganhos com respeito”
A psicóloga montenegrina Danuzia Silva relembra que, nesta época, as lembranças e reflexões despertam diversos sentimentos e saber lidar com eles é uma forma de cuidar do emocional desde antes do fim do ano. Ela destaca que neste momento de pensamentos, é importante conhecer e saudar sua própria trajetória no ano que se encerra, como um Feliz Ano Velho. “É preciso olhar para as perdas e os ganhos com respeito, sobre o que você foi diante de cada etapa nesse ciclo que está se fechando. Não somente sobre o que você fez, mas sobre o que você foi, o que você pôde ser em 2022”, afirma. “Finais de ciclo geralmente remetem a reflexões e despertam diferentes sentimentos, então, é importante que, caso você não tenha feito essas reflexões, viva esse momento de recordar, sentir e poder ressignificar”, acrescenta.

Danuzia Silva, psicóloga montenegrina. Foto: arquivo pessoal

Danuzia enfatiza que muitas pessoas estabelecem metas e planejamentos para o próximo ano, o que pode ser bem interessante, se feito de forma cuidadosa e saudável. Por isso, alerta: lembre-se de considerar sua realidade atual, suas condições em todos os sentidos, pois se estabelecemos metas que não são alcançadas, frustrações são comuns. “É importante ter sonhos e objetivos, mas, que façam sentido para você e que sejam próximos dos teus valores. Que sejam inspiradores e não opressores”, afirma.

Segundo ela, já é natural da vida que ocorram momentos bons e ruins ao longo do ano que chega, mas é possível experenciar tudo de maneira mais saudável. “É importante buscar ajuda para entender melhor suas angustias e ficar atento quando sentires que está mais sobrevivendo do que vivendo”, diz. “Busque ser feliz dentro da sua vida, e não falo de uma felicidade estampada nas redes sociais, me refiro a um viver feliz consigo, considerando sua realidade e buscando melhorias, mas de maneira que façam sentindo pra você e não só porque todo mundo está fazendo”, acrescenta.

Espiritualidade diretamente ligada ao emocional
Se engana quem pensa que a única coisa importante é cuidar da saúde física e mental/emocional. A espiritualidade, não importa qual seja sua religião, é fundamental para um ano de equilíbrio, porque está ligada intimamente ao emocional e até mesmo nosso corpo. Segundo o padre João Vitor, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a espiritualidade é muito mais do que ter momentos de oração, meditação ou reflexão ao longo da semana. “Espiritualidade é a forma como vivo/existo e enxergo o mundo a partir do que creio. Ou seja, a espiritualidade é a fé, a Palavra de Deus, os sacramentos, colocados em prática e vivenciados no dia a dia”, expõe. Ele deixa alguns questionamentos que fazem pensar sobre a importância da espiritualidade. “Como posso dizer que creio em Deus, mas não vivo segundo sua Palavra? Como posso ter fé sozinho em casa sem contato com uma comunidade concreta? Como ter uma fé que não ajuda nem a si mesmo e os outros?”, indaga.

Padre João Vitor. Foto: Koka

O padre pontua que o grande erro eral que as pessoas têm sobre a espiritualidade é de que ela é compreendida como uma realidade muito intimista, chegando ao egoísmo e alienação da realidade. “A espiritualidade, ao contrário, nos faz sair de nós mesmos, nos aproxima de Deus e do próximo. Por isso é importante se perguntar: tenho uma espiritualidade encarnada? No sentido de estar ligado com as necessidades e sofrimentos das pessoas de nosso tempo? Pense: A boa espiritualidade é aquela que nos faz ter alegria com a alegria do outro”, resume. Por isso, a espiritualidade é peça chave de um ano, principalmente, com mais empatia, equilibrando nossos pensamentos.

O padre João Vitor indica que se vá à missa ao menos uma vez na semana, de modo especial no Domingo. “Escute atentamente a Palavra de Deus proclamada, tente viver esta palavra na tua semana”, destaca. “Faça um bom exame de consciência, reconheça os teus pecados e faça uma boa confissão. Depois, receba a Eucaristia que será o alimento da tua espiritualidade. Assim verás que de pouco a pouco terás desejo de servir, de ajudar outras pessoas. Quando sentir este desejo no teu coração estará vivendo uma boa espiritualidade”, conclui.

Mais dicas para manter o equilíbrio
• Planeje metas a curto, médio e longo prazo, dentro de suas possibilidades reais;
• Organize sua rotina diária e semanal para não se sobrecarregar ou deixar de fazer coisas importantes;
• Tire um tempo para si: tenha seus momentos de lazer, fazendo coisas que goste;
• Se programe financeiramente para pôr suas metas em prática. Um boa dica é utilizar uma planilha com receitas e despesas para manter o equilíbrio;
• Não deixe que desafios interrompam seu crescimento durante o ano
• Respeite seu corpo e sua mente: pratique o autocuidado, autoconhecimento e saiba de seus limites;
• Cultive boas relações sociais. Procure se aproximar de pessoas que te fazem bem e ajudam a crescer, e reprense as proximidade com quem te prejudica de alguma forma;
• Pratique atividades relaxantes na rotina para melhora da saúde mental e bem-estar, como meditação ou yoga, por exemplo;
• Mantenha-se sempre em crescimento: Uma dica interessante é buscar conhecimentos novos. Aprenda algo novo como um idioma, instrumento ou dança;
• Durma bem e o suficiente para descansar corpo e mente;
• Durante a rotina acelerada, faça pequenas pausas;
• Pense positivo para atrair coisas boas.

Últimas Notícias

Destaques