Entenda a importância da suspensão do veículo

Segurança é o requesito mais importante para o consumidor no momento de aquisição de um carro, disse a Ford no Seminário Pesquisa e Avanço em Segurança Veicular realizado ainda em 2015. O item está à frente de outros aspectos importantes, como garantia, economia de combustível, boa relação custo x benefício, qualidade do veículo e confiabilidade. É neste cenário de maior preocupação com a integridade física de motoristas, passageiros e, por que não, pedestres e demais atores do trânsito, que também precisamos estar atentos para a suspensão do automóvel.

Diversas ruas de Montenegro e a rodovia RSC-287 são armadilhas para os veículos. Que os buracos são inimigos desse sistema você sabe, mas e quais são os seus componentes? Amortecedor, braço oscilante, pivô, batente e barra estabilizadora são as principais partes. Juntas, elas têm a função de absorver as irregularidades do solo, manter a estabilidade do automóvel e proporcionar conforto aos ocupantes. É por isso que precisam estar sempre em dia. Do contrário, a viagem pode não terminar bem.

Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da empresa Nakata, que produz peças de suspensão, afirma que o correto é avaliar esses itens periodicamente, prestando atenção a estalos, folgas, balanços excessivos em arrancadas, eficiência dos freios, ruídos e avisos luminosos no painel, além de vibração no volante e na carroceria. “Ruídos provenientes da suspensão, perda de estabilidade em curvas, balanço excessivo em arrancadas e freadas ou ainda sentir as rodas pularem excessivamente ao trafegar em solo irregular e vazamento de óleo podem ser indícios de desgaste nos componentes da suspensão”, explica.

Os amortecedores são desenvolvidos para suportarem quilometragens altas, mas sua vida útil está relacionada às condições de uso e do solo onde o veículo trafega. “Essas variáveis contribuem diretamente na vida útil da peça. Num veículo de aplicação fora de estrada, por exemplo, a vida útil do amortecedor será menor no que num veículo de aplicação urbana que trafega em pistas de boa qualidade”, compara.

Desgaste prematuro pode ser evitado
Segundo Silva, para manter o veículo seguro, deve-se evitar desgaste prematuro dos componentes da suspensão e dos pneus. Neste sentido, é importante fazer alinhamento e balanceamento de rodas a cada 10.000 quilômetros, quando passar por um buraco que provoque impacto forte na suspensão ou, ainda, se o condutor notar comportamento anormal do veículo, puxando para os lados.

O rodízio de pneus também é uma medida importante para assegurar a durabilidade, além de ser fator de economia, porque interfere até no gasto de combustível. “Deve ser feito de acordo com a recomendado pela montadora do veículo, garantindo vida útil maior”, comenta o gerente. Ao fazer o rodízio, é recomendável balancear e alinhar as rodas.

Últimas Notícias

Destaques