Evento diferenciado. 88 tratores utilizados por agricultores de Pareci Novo participaram de encontro na praça central
Utilizados na lida do campo, normalmente envolvidos em muito trabalho, na tarde desse domingo, 3, os tratores se tornaram as estrelas da festa. Foi o 1º Encontro de Tratores de Pareci Novo, realização que contou com 88 máquinas e atraiu visitantes à Praça Municipal Miguel Arraes. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Schneiders, conta que o objetivo era fazer uma grande confraternização.
“Eu sou agricultor e sempre tive vontade de fazer um encontro de tratores. Esse ano realizamos, fomos atrás de patrocínios e fizemos sem nenhum investimento da prefeitura. É uma confraternização pelo fim de ano, pela safra. E devemos fazer outras edições”, diz Schneiders. Cinco marcas de tratores compareceram expondo veículos novos.
Além de oportunizar uma confraternização aos agricultores, o encontro oportunizou a quem é da cidade ver de perto essas máquinas. Cleunice Teresinha Migmoni e Juares Heberle moram em São Sebastião do Caí e vieram ao Pareci passar a tarde e aproveitar o evento. Apresentaram ao filho, Matheus Kauan Migmoni Heberle, de apenas um ano e nove meses, os tratores. Na carroceria de um deles, ele se divertiu bastante. “Somos da cidade então pra ele é novidade. Está tudo muito bonito”, diz Juares.
De olho em suas máquinas, sentados em uma das convidativas sombras que a praça oferece, três agricultores aproveitavam o encontro. Loivo Weber, que planta uvas, Gilberto Dietrich, produtor de citros, ambos do Matiel; e Fábio Müller, que tem viveiros de mudas nativas e ornamentais na localidade de Várzea do Pareci, conversavam enquanto os visitantes passavam. “Cada um tem um tipo de trator e usa de uma forma. Eu trabalho com uvas há mais de 20 anos”, conta Weber.
Quem atraía olhares também era a única tratorista mulher presente: no meio da tarde, Denise Zirbes Rhoden saiu dirigindo sua máquina. Nada de anormal para ela. “Eu aprendi a dirigir neles”, conta ela, entre risos. Denise é de Porto Maratá, localidade de Pareci Novo, e lá preside a associação de moradores. Os tratores agora voltam à sua rotina na lida do campo, até se transformarem nas estrelas do próximo encontro.