BANDIDO se passou por funcionário da agência bancária da vítima e a induziu a transferir valores
Um empresário de Montenegro foi envolvido em mais um caso de estelionato registrado no município. A vítima foi ludibriada pela conversa de um criminoso que se apresentou, por telefone, como representante da plataforma digital do banco. Em cerca de 30 minutos, o cidadão foi induzido a fazer diversas movimentações bancárias, na conta pessoal e na jurídica, o que resultou em um prejuízo de mais de R$ 38 mil.
Abalado, o empresário aceitou relatar como tudo aconteceu, mas não quer ter seu nome citado na matéria. Na quarta-feira, dia 20, um homem ligou para o telefone fixo da empresa da vítima e se apresentou pelo nome de Bruno. O prestador de serviços não desconfiou do contato, pois, em outra ocasião, de fato foi atendido por um colaborador com este nome. Além disso, o estelionatário chamava o correntista pelo nome, de forma bastante natural.
“Bruno” disse à vítima que duas pessoas estavam fazendo transferências de valores da conta dela. Ele informou dois nomes e perguntou se o empresário conhecia a dupla. O homem disse que não sabia de quem se tratava. Então, o suposto funcionário do banco orientou que pegasse o celular e acessasse o aplicativo bancário.
“Ele disse que iria bloquear as transferências, mas, para isso, eu deveria seguir suas instruções. Ficamos uma meia-hora naquela situação, eu digitando valores e ele dizendo que o procedimento era aquele mesmo”, conta o cidadão. Foram realizadas diversas transações via Pix, em ambas as contas, quantias de R$4.898,00, R$5.989,00, R$5.800,00, e mais.
A vítima relata ainda que a movimentação foi percebida em sua agência. “Eles tentaram me ligar, mas eu estava no fixo e usando o APP no celular. Cheguei a dizer ao “Bruno” que estavam me ligando e ele disse que não havia necessidade de falar com eles, pois tudo já estava sendo resolvido”. Foi preciso o gerente do empresário ir até a sede da empresa para alertá-lo de que estava envolvido em um golpe. “Ele chegou aqui na frente e gritou para eu desligar o celular, mas, já era tarde”, acrescenta o comerciante.
“É devastador. Na quinta-feira, quando saí da minha agência bancária, soube que outras duas pessoas também passaram por golpes, na sexta-feira soube de mais uma. Foram perdas de R$12 mil e R$6 mil. O pessoal tem que prestar muito a atenção para não ser mais uma vítima”, alerta o montenegrino.
O crime é investigado pela Polícia Civil. Segundo relatado à vítima, em sua agência, as transferências foram realizadas para contas em bancos digitais.