OPORTUNIDADE para ampliar conhecimentos e melhorar os negócios
Ingrid Cristina Schenkel atua na área da Quick Massage. Experiência neste segmento não falta à ela, pois, há mais de 10 anos está focada em manter-se atualizada. Para ela, é fundamental estar atenta a tudo que acontece ao seu redor, por isso, Ingred encontrou no curso Empreendedoras Braskem a chance para melhorar seus conhecimentos sobre Marketing Digital. Assim como ela, outras 21 mulheres de negócios procuram, através da iniciativa da Braskem, aprimorar suas técnicas e ampliar conhecimentos.
A segunda edição do Empreendedoras Braskem teve início em setembro, com aula inaugural nas instalações da própria empresa. Os encontros ocorrem três vezes por semana, no período da tarde, no Espaço Braskem, na Estação da Cultura em Montenegro. Ao todo serão cinco semanas de atividades e aprendizado.
Tifani da Silva e Jussara Szpak ministram as aulas com base nos conteúdos do programa Empreende Aí. Conforme Tifani, são propostos exercícios que permitem às alunas testarem as dicas e com isso já observarem reflexos na rotina de seus negócios. As orientações englobam técnicas de vendas e financeiras, identificação do público-alvo e fidelização do cliente, entre outras. “Está sendo maravilhoso. Compartilhar esse conhecimento é contribuir para a independência financeira delas, para que desenvolvam seus negócios e colaborem com o crescimento do município”, diz Tifani.
Além de informação, os encontros servem para que as empreendedoras conheçam os serviços e produtos oferecidos por suas colegas e estreitem laços no mundo dos negócios. Foi assim com Ingrid e Quésia Mattos. “Fechamos uma parceria. A Quésia trabalha com semijoias e vai promover um evento que irá reunir cerca de 30 mulheres. Neste dia elas poderão receber massagem”, explica Ingrid.
Quéssia é dona de uma loja virtual de assessórios de moda. O negócio foi montado no começo de 2023 com o objetivo de melhorar a auto-estima da filha dela. Para a empreendedora, o curso irá ampliar sua visão sobre o mundo dos negócios. “Acredito que o conhecimento é algo que nos transforma e abre nossa mente para perceber outras perspectivas”.
Taís Scheffer trabalha no setor alimentício. Ela destaca a oportunidade de obter conhecimento em diversas aeras, através do curso. “Falamos sobre modelo de negócio, sobre como identificar clientes, parte financeira e tantas outras. É como se os setores da empresa fossem divididos em fatias, para aprendermos melhor sobre cada um deles”, compara. “O curso nos proporciona ir da informalidade até o profissionalismo”, aponta Taís.
Empreendedoras Braskem
A iniciativa da companhia tem como objetivo promover a capacitação profissional para moradoras das regiões próxima aos Polos Petroquímicos onde possui plantas instaladas. O impacto esperado é o desenvolvimento local, com geração e aumento de renda por meio da empregabilidade, e o fomento aos negócios liderados por mulheres.
O público-alvo do programa são mulheres que desejam empreender ou já empreendem, formal ou informalmente, e que não tenham tido acesso a qualquer tipo de capacitação e busquem crescimento profissional e pessoal.