A sexta-feira, 10 de janeiro, foi dia de empossar os conselheiros tutelares eleitos pelos municípios de todo o país. Em Montenegro, a cerimônia ocorreu no campus local da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com a presença de autoridades, familiares e amigos daqueles que foram escolhidos para trabalhar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes do Município.
Foi um ato rápido. Leila Oliveira, Leila Ternes, Marcelo Claro, Marcos Gehlen e Cinara Alves foram chamados, um a um, para receber do prefeito Kadu Müller a portaria com sua nomeação ao cargo. Simbolicamente, também ganharam o Estatuto da Criança e do Adolescente, a “bíblia” para estes próximos quatro anos de ação; e uma flor amarela. O presente fez alusão à fragilidade das crianças e referência à Campanha nacional de prevenção ao abuso sexual infantil.
“(O Conselho Tutelar) atende às nossas crianças. Elas que são o futuro do nosso Município”, destacou a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Caroline Kothe, apontando para as atribuições dos empossados: “Zelar, vigiar, proteger, tomar conta com todo o cuidado, atenção e interesse”.
Não passou em branco a baixa participação da comunidade durante as eleições. Presidente da comissão eleitoral, Marcos Cruz dos Reis lembrou aos presentes que, mesmo com todo o trabalho de sensibilização – com distribuição de cartazes e veiculação de materiais na imprensa local – dos 46.581 eleitores aptos a escolher o Conselho Tutelar em Montenegro, apenas 3.329 foram às urnas. Destes, nove ainda votaram nulo.
Já aptos a trabalhar, os cinco conselheiros ficam no cargo até o final de 2023. Na ordem dos mais votados, são dez os suplentes escolhidos em caso de uma das vagas ficar aberta neste período.
Em Maratá, a cerimônia de posse ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social. Foram empossados: Jacó Henrique Sipp, Maria Helena Alves Wilhelm, Ana Paula Bohn Ávila de Souza, Lilian Aline Schneider e Fernanda Luciane de Castro Colling
São José do Sul escolheu para o Conselho Tutelar: Sheila Fabiane Griebeler, Débora Lima de Souza, Clarinez Antunes Jagnow, Cibele Mombach e Tatiane Viana da Cruz. Na foto, as eleitas com as suplentes.
Lúcia Maria Ziemke, Joice Magale Braga, Kele Ladi da Rosa, Simone Maria Kleinschimitt, e Adriana Seibel foram as conselheiras mais votadas em Pareci Novo
As empossadas em Brochier foram: Solange Terezinha Hummes, Marice Pedra Souza da Motta, Adelia de Mello, Cristine Schneider Corso e Maria Solange Vieira de Vargas