ALUNOS-SOLDADOS dão mais um passo rumo ao sonho de se tornarem policiais militares
Rafaela Nunes Almeida tinha apenas dois anos de idade quando seu avó, José Maria Rodriguez Nunes, entrou para a reserva da Brigada Militar como 1º tenente. Coube ao pai dela, Lindonês de Lima Almeida, apresentar à filha o batalhão, no município de Vacaria, onde ele e o tenente Nunes – seu sogro – viveram grandes experiências. “Sempre incentivei ela a seguir a carreira militar, assim como eu e o avô dela”, conta Lindonês, 2º sargento da reserva da BM. A menina cresceu e aos 24 anos de idade protagonizou um momento de grande emoção para toda a família ao concluir a primeira etapa do Curso de Formação de Soldados da BM.
Junto a outros 119 alunos – sendo 33 mulheres – da Escola de Formação e Especialização de Soldados (Esfes) de Montenegro, Rafaela vestiu pela primeira vez a farda da Instituição nessa sexta-feira, dia 8. “Foi um momento muito esperado por todos nós que estamos no curso da Esfes desde o dia 13 de janeiro. É uma emoção muito grande estarmos com nossos familiares nesse momento”, relata a jovem. O avô de Rafaela deixou as lágrimas expressarem aquilo que não conseguiu dizer com palavras sobre o sentimento de ver a neta trajando um dos símbolos da Brigada.
A cerimônia também foi marcante para o aluno-soldado Dionathan Luan Malage, de 29 anos. Para ele foi indescritível ter a presença de suas filhas – uma de cinco anos e outra de apenas quatro meses – num momento tão especial. “É uma honra poder vestir esta farda, além da emoção da família poder prestigiar esse momento. Minhas filhas me olhando em forma foi uma sensação de orgulho muito grande”, acrescenta. A família de Dionathan se deslocou de Bento Gonçalves para prestigiar o evento.
O comandante do corpo de alunos, tenente Enio Pastorio, explica que na primeira etapa do Curso os futuros PMs passaram pelo processo de apresentação à atividade de polícia. “O primeiro ciclo é a fase de adaptação. São trabalhados conteúdos básicos e aos poucos eles vão sendo inseridos no meio Militar”, diz o tenente.
Para Pastorio, nessa fase, os alunos começam a deixar para trás alguns conceitos da vida que levaram até o momento em que ingressaram no Curso. “Ele (aluno/a) começa a compreender que este é um mundo que precisa de responsabilidade, comprometimento, dedicação, e de abrir mão de momentos de lazer com a família”, acrescenta.
O major Oscar Bessi Filho, chefe da Comunicação Social da BM no Estado, também falou sobre responsabilidade e comprometimento aos alunos-soldados. “Essa farda tem uma simbologia. O compromisso ético de quem a veste é muito grande. Tem que haver respeito pela farda e por toda a sociedade”, reiterou Bessi.
Na próxima fase de formação terá início o estágio operacional. Ainda não há data definida, mas, a previsão é que até o final de abril as turmas passem a acompanhar os veteranos em atividades externas, nas ruas das cidades que integram o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Caí (CRPO/VC). A previsão de formatura é no mês de setembro.