Ciências. FeRural e FeUrbana confirmam a criatividade construtiva nas escolas
O ginásio da Comunidade Evangélica de Campo do Meio se transformou, no último sábado, em laboratório de experiências cognitivas, emoções e relações humanas, durante a FeRural e FeUrbana 2022. O resultado do Projeto Anual de 28 escolas municipais de Montenegro (14 urbanas e 14 Escolas do Campo) seguiram o tema “Emocionalmente Aprende”, sugerido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).
“As escolas construíram temas específicos para seus projetos relacionados a sentimentos e emoções”, explicou o diretor de Educação da Smec, professor Tiago Vargas. Na Escola Professora Maria Josepha, de Porto dos Pereira, o tema bem sugestivo “Quem Planta Colhe” aponta para as consequências. “A gente está trabalhando tudo o que a gente pode colher para ter uma sociedade melhor”, descreve a vice-diretora, Juliana Dapper.
No estande da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Esperança a curiosidade era atraída pelo arco-íris do projeto “A vida é da cor que você pinta”. As crianças descobriram o significado e a influência das cores nos sentimentos. “Amarelo, felicidade; azul, tristeza; vermelho, raiva”, descreveu a supervisora educacional, Rochele Macagnan. No projeto, a professora Daiane Machado trouxe ainda as cores usadas nas campanhas mensais da saúde, como o Outubro Rosa.
A Emei Santo Antônio usou a obra da escritora montenegrina Márcia Martini para explorar os pontos turísticos através do “Toninho Revivendo emoções com o Montenegrino”. Já a Emei Dr. José Flores Cruz, do Aeroclube, levou uma barraca sensorial para múltiplas experiências do “A arte despertando sentimentos e emoções”. “Lá dentro colocamos cheirinhos, música, geleca”, diz a professora Diandra de Castro.
No bairro Senai, a Escola Lena Rozi da Rocha Pithan espalhou o sentimento “Acredite na solidariedade como um ato de Educação”, realizando arrecadação de donativos, campanha de doação de sangue a adoção de animais. “Saímos dos muros da escola, para que os alunos conheçam várias formas de ajudar”, destacou a diretora, Daniele Ozorio.