Os Postos de Identificação do IGP em todo o Estado só atenderão casos de necessidade extrema e em novos horários. As unidades são responsáveis pelas emissões das carteiras de identidade.
Essa urgência vai precisar ser devidamente comprovada; e o atendimento precisará ser agendado previamente. Em Montenegro, o cidadão já não poderá ir até a agência do Sine (onde funciona o Posto) para o atendimento por ordem de chegada. Apenas com esse horário marcado.
A medida cumpre decreto do Governo do Estado, que estabelece rotinas para evitar a aglomeração de pessoas, em função da pandemia da Covid-19. Os agendamentos “normais” marcados em todo o Estado estão suspensos, bem como a emissão da carteira de identidade na modalidade expressa.
Em Montenegro e demais postos do interior, o cidadão deve ligar para o setor e agendar a emissão do documento. Por aqui, o contato é (51) 3632-8677 e estará atendendo das 8h às 14h nas segundas, quartas e sextas-feiras. Nestes períodos, o setor estará aberto também para a retirada das carteiras já prontas.
A necessidade urgente do atendimento vai precisar ser comprovada por meio de documentos, como ocorrência policial, passagem aérea, reserva de hotel, etc.
Mudanças também nos serviços do Sine
No Sine, há mudança no horário de atendimento, que passa a ocorrer das 10h às 15h. A agência atenderá o serviço do seguro-desemprego, que tem horário agendado pela internet. No que se refere às vagas de emprego, a orientação da coordenação é que o cidadão entre em contato por telefone para confirmar se seu perfil se encaixa na oferta; evitando a ida ao local sem necessidade. Os telefones de contato são: 3632-1452, 3632-1266 e 3632-4208.
A equipe tenta autorização da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS) para alterar seu horário, fechando com o atendimento do Posto de Identificação (8h às 14h). A nova definição deve sair ainda nesta quinta-feira.