Durante está quinta-feira, 17, a Emei Santo Antônio iniciou a apresentação de sua Feira Literária. Foram mais de 10 trabalhos expostos, a maioria deles teve o intuito de homenagear a escritora montenegrina Célia Ávila, patrona da Feira do Livro deste ano. A exposição segue até sábado, 19.
A turma do Jardim 1B recebeu a visita de Célia e também de Elita Peralta, outra escritora da cidade. Com auxílio da professora Letícia Silva Azeredo e dos pais, realizaram a leitura de livros das escritoras. Para homenagear Célia, os pequenos focaram nas belezas do Rio Grande com pintura de porongos e confecção de cavalos com materiais recicláveis, entre outras atividades. Em homenagem a Elita, realizaram a leitura do livro “As letrinhas amigas”, confeccionando um diário das letras. Todos os alunos da turma estiveram empolgados na mostra dos trabalhos.
A professora explica que a escola tem uma caminhada que adere muito à literatura. “Na minha turma, eu gosto muito de usar a literatura e principalmente utilizar, como exemplos, autores montenegrinos”, destaca. Sobre a realização dos trabalhos, ela comenta que a turma é empenhada e adora o lado musical das atividades, por isso a realização da paródia, que será apresentada no sábado, às 9h30min. Tal paródia foi escrita por ela mesma em conjunto com os pequenos e musicalizada por Carlos Kral.
Já a turma do Jardim 2A, com auxílio da professora Tatiane Castro, puderam ter contato com diferentes poemas de Célia. Dentre eles, o poema “É verão”, que mais chamou atenção de Elisa Bastos e Pietro Machado, ambos de 6 anos de idade. “Eu gostei mais de fazer o desenho do Verão, é legal”, comenta Elisa. O colega concorda. “Ah eu também, lembra o calor, é divertido”, pontua. Além disso, a turminha confeccionou uma história em quadrinhos para homenagear Célia e também leu trabalhos de Elita. (IF)