EMEF Ana Beatriz Lemos leva a música aos alunos da escola

APRENDIZADO com alegria. Arte e educação caminham lado a lado através da Ecomusicalização

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ana Beatriz Lemos, do bairro Estação em Montenegro, deu início as aulas do projeto de Ecomusicalização. A inclusão da arte na escola deve aumentar o aproveitamento dos estudantes em outras disciplinas.

Alunos do 1º ao 5º ano terão aulas de música todas às terças-feiras. O intuito é fazer com que os estudantes criem vínculos com a arte, junto com a aprendizagem escolar. As aulas de musicalização devem despertar o interesse das crianças, tornando as atividades prazerosas, de modo com que elas aprendam sem perceber.

A proposta foi colocada em prática após a instituição ser contemplada por uma iniciativa da Cooperativa Sicredi Ouro Branco, que destinou a escolas da região recursos para investimentos. A Ana Beatriz Lemos recebeu R$6 mil.

A diretora Rosemeire da Rosa, 44, salienta a importância de proporcionar aos alunos, experiências que normalmente não teriam acesso. “Muitas famílias não conseguem sair do bairro para ir a uma peça teatral, ou show musical que acontecem na cidade. Poder trazer isto para dentro da escola é muito gratificante, os pais abraçaram prontamente a idéia. O objetivo é fazer com que eles tenham apego pela arte. Influenciar desde cedo, no ambiente escolar, é a melhor maneira para que isto aconteça”, conclui Rosemeire.

A primeira aula foi marcada pela diversão. A alegria era visível, através dos sorrisos dos pequenos. Richard Muriel, de 11 anos, conta que, quer muito aprender a tocar violão. Ele fez parte da banda marcial da escola – que agora já não existe mais – e afirma estar entusiasmado com as novas aulas de música. “Quero voltar todas as terças para aprender mais e brincar com meus amigos” comenta Richard.

Ândreo Vargas, 37, é o responsável por ensinar as crianças. “É importante trazer este tipo de aula para a escola, por que aumenta o raciocínio lógico dos alunos. Um aluno que estuda música tem um desempenho maior nas outras matérias”, salienta. Ândreo comenta que, em sua infância, sempre teve o sonho de ter aulas de música na escola, mas estudou em instituições que não tinham este recurso. Hoje, o professor tenta proporcionar a experiência para outras crianças.

EMEF Ana Beatriz Lemos em festa
Na segunda-feira, dia 1º, a EMEF Ana Beatriz Lemos, comemorou seu 6º aniversario. A diretora Rosemeire da Rosa afirma que muita coisa mudou desde a fundação do educandário. A escola vem em numa crescente, desde obras para aumentar o bem estar dos alunos, até mudanças no quadro de professores. “O que nos motiva todos os dias, quando estamos vindo para cá, é acreditar que a única maneira de mudar o mundo é através da educação”, salienta. Conforme a educadora, a meta para os próximos anos é arrumar a estrutura física da escola e aumentar os vínculos com os alunos, fazendo eles acreditarem que o céu é o limite. Os funcionários da EMEF se orgulham em estar participando da evolução da escola, e sabem que este processo está apenas no inicio, e que muita coisa ainda irá mudar para melhor.

Últimas Notícias

Destaques