Destaque. Categoria era disputada com outros 263 trabalhos de todo o país e também de fora
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Beatriz Lemos é só orgulho neste final de semana. Seus alunos do terceiro ano conquistaram ontem o quarto lugar na categoria “1º ao 3º ano” da 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec. Apresentando um projeto sobre a separação do lixo na sua comunidade – o bairro Estação – os pequenos competiram com outros 263 trabalhos de todo o país e até de fora. Acontecendo em Novo Hamburgo, a Mostratec é considerada o maior fórum de pesquisas científicas da América Latina.
A Ana Beatriz Lemos foi selecionada para o evento após ter tirado o primeiro lugar na Feira Municipal de Iniciação Científica, a FEMIC. Outros dez projetos montenegrinos também foram selecionados para a participação e se apresentaram em Novo Hamburgo nesta semana. Cinco deles eram das escolas da educação infantil, que integraram um “mini-evento” chamado Mostratec Baby. A organização da Mostra é da Fundação Liberato.
Orgulhosa, a vice-diretora da escola que conquistou o quarto lugar, Patrícia Teixeira Fernandes, contou que a iniciativa de onde nasceu o projeto envolveu a escola toda. “Ele faz parte do projeto anual da escola, que é a questão da sustentabilidade”, conta. “Nós pesquisamos sobre a separação correta do lixo e se era possível separar os resíduos aqui do bairro, porque aqui nós temos muitas famílias de catadores e o lixo acaba se acumulando nas ruas. O interesse partiu daí. De buscar diminuir isso.”
Coube aos alunos do terceiro ano se aprofundar na pesquisa científica por trás do problema e construir seu trabalho. O destaque, além da premiação de ontem, está na gradativa transformação da comunidade, com a preocupação com o meio ambiente. “Claro que a adesão não é de 100%, mas muitas famílias estão se conscientizando e trazendo seus resíduos para separar na escola”, destaca Patrícia.
Durante a Mostratec, as pequenas Manuela e Maria Yasmin foram as escolhidas para representarem a turma do terceiro ano. De terça a quinta-feira, elas iam para Novo Hamburgo, junto da professora orientadora Mara Rosângela Ribeiro, apresentar o trabalho no espaço que lhes foi cedido. O projeto foi avaliado por um grupo de avaliadores e, na terça, a banca chegou a ser visitada pelo Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. As estudantes voltaram para Montenegro com uma medalha e a vontade de irem ainda mais além no ano que vem.