Emater/RS-Ascar mostra modelo ideal de caixa para a apicultura

Está sendo desenvolvido a conscientização dos apicultores para o uso da caixa padrão americana na apicultura. As instruções estão dadas na Expoagro Afubra no espaço Casa da Emater/RS-Ascar. Além de receber informações sobre o padrão das caixas, não só para a espécie Appis, mas também as para espécies sem ferrão, vai poder, ainda, esclarecer dúvidas sobre o desaparecimento das abelhas, causado por determinados tipos de agrotóxicos (neonicotinoides).

O coordenador da parcela, o técnico em agropecuária Sanderlei Pereira, explica que no RS cerca de 20% dos produtores gaúchos ainda utilizam um modelo de caixa que foi difundido no Estado, mas que dificulta o manejo e a atividade das abelhas no seu interior, além de resultar em baixa produtividade, devido à enxameação ocasionada pela falta de ventilação. Dessa forma, a Emater/RS-Ascar quer enfatizar a importância do produtor construir a caixa na medida correta, usando madeiras macias e seguindo o padrão internacional.

Segundo Sanderlei, o uso da caixa padrão americana tem várias vantagens, entre elas a ventilação da colmeia, que evita a perda de enxames; o menor número de caixilhos (10), o que facilita o trabalho; uma tampa que também é telhado, além da entretampa com várias funções na colmeia; a possibilidade de usar ninho sobre ninho; a estabilidade da caixa; o uso de ferramentas como o sacaquadros, que permite ao apicultor um manejo mais rápido dos caixilhos, fazendo o trabalho render mais; a possibilidade de centrifugar os caixilhos no ninho; e um transporte sem danos às abelhas ou aos favos, já que os caixilhos são entalhados; entre outros.

No local também está sendo divulgada a Portaria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) que determina as espécies de abelhas nativas do Brasil, que estão presentes no RS, sendo 24 espécies de abelhas sem ferrão. Os visitantes ainda podem conferir os modelos de caixas específicas para abelhas nativas com maior potencial melífero: Jataí, Mandaguari e Tubuna, além das formas de captação de enxames.

A Expoagro Afubra 2017 acontece até quinta-feira (23/03), no Rincão Del Rey, em Rio Pardo. A entrada é gratuita.

Últimas Notícias

Destaques