Na manhã desta segunda-feira, 15, uma cerimônia emocionante e repleta de homenagens na Estação da Cultura marcou a chegada Fogo Simbólico da Pátria a Montenegro. A centelha foi trazida à Cidade das Artes pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul. O prefeito Gustavo Zanatta foi o responsável por acender o fogo na pira da Pátria.
O ato solene integra a 85ª Corrida do Fogo Simbólico, que tem como tema os 200 anos da Independência do Brasil. O evento em Montenegro contou também com homenagens à professora e ex-secretária de Educação, Vera Rübenich Zanchet, e ao Palácio Rio Branco, que está completando 100 anos em 2022 e será reformado ainda este ano.
Durante a cerimônia, o Cel. Ataíde Moraes Rodrigues, 2° vice-presidente da Liga da Defesa Nacional, exaltou o espírito de patriotismo que o símbolo busca transmitir à comunidade. O prefeito Gustavo Zanatta também ressaltou a importância do ato, enalteceu a trajetória de Vera Zanchet e se emocionou com o centenário do Palácio Rio Branco. “Temos que valorizar a nossa história e, pensando nisso, preservaremos o Palácio Rio Branco, com uma reforma que lhe dará o tratamento que merece”, declarou.
O ato solene reuniu, ainda, autoridades locais, militares e membros da comunidade. Na parte final da atividade, a banda marcial da escola José Pedro Steigleder realizou uma apresentação. Em setembro, haverá a programação da Semana da Pátria em Montenegro. Além de várias atrações, ocorrerá o tradicional Desfile de 7 de Setembro no município.