Em jogo épico, Expulsos é campeão da copa de verão

Grêmio Gaúcho. Tradicional equipe venceu o +QD+ nos pênaltis, após empate eletrizante debaixo de muita chuva

A promessa era de um grande jogo e, mesmo debaixo de muita chuva, essa previsão se confirmou. Na noite desta terça-feira, Expulsos do Bar e JBFP/+QD+ travaram uma batalha digna de decisão no campo sintético do Grêmio Gaúcho, na final da Copa FDG Uniformes, o campeonato de verão do clube.

No fim, melhor para a tradicional equipe do Expulsos, treinada por Júlio Cezar de Vargas, o Julica, que conquistou o título do torneio nos pênaltis.

No tempo normal, um eletrizante empate em 5 a 5, com todos os ingredientes de um grande jogo: gols bonitos, lances plásticos, cartões amarelos e vermelhos, nervosismo e muita emoção. Nas penalidades, o goleiro do Expulsos defendeu a quinta cobrança do time adversário e a equipe comandada por Julica não desperdiçou sua quinta penalidade, para soltar o grito de “É campeão!”, após deixá-lo escapar de forma incrível no tempo regulamentar.

Etapa inicial de cartões e goleada do Expulsos
Debaixo de uma forte chuva, que não deu trégua um minuto sequer durante a partida, as duas equipes iniciaram a decisão se estudando e se respeitando bastante. Nos primeiros minutos do jogo, o Expulsos do Bar ocupou mais o campo adversário, mas não obrigou o goleiro Mag, do JBFP/+QD+, a fazer grandes defesas. Porém, foi o próprio arqueiro do +QD+ que protagonizou o primeiro lance mais quente do duelo, derrubando Julinho fora da área e recebendo cartão amarelo.

Após a falta, o +QD+ passou a equilibrar as ações do jogo e criou oportunidades para abrir o placar, mas sem sucesso. A partida ganhou um novo ingrediente a partir dos dez minutos da etapa inicial, com lances ríspidos e muitos cartões, inclusive para o técnico Julica, do Expulsos do Bar.

Além dele, que recebeu cartão no reservado, o jogador Marcelo, o Maradona, também levou amarelo no banco de reservas.

O primeiro gol da final só saiu aos 16 minutos. Com liberdade, Claiton recebeu na intermediária e chutou de perna direita no ângulo do goleiro Mag, abrindo o placar para o Expulsos. O +QD+ sentiu o gol e, dois minutos depois, Lindomar finalizou rasteiro, de fora da área, para ampliar o placar para o time de Julica. Aos 25 minutos, no último lance do primeiro tempo, Tiago Maratá cobrou tiro livre com força, após o +QD+ estourar o limite de faltas cometidas, e fez o terceiro gol do Expulsos.

A etapa inicial terminou com 3 a 0 no placar para uma das equipes mais tradicionais do Grêmio Gaúcho e sete cartões distribuídos pelos dois árbitros da partida.

Reação do +QD+ e expulsões no 2° tempo
A segunda etapa iniciou da mesma maneira que terminou o primeiro tempo. Com apenas dois minutos, Claiton aproveitou rebote em cobrança de falta e marcou seu segundo gol no jogo, o quarto do Expulsos do Bar. Neste momento, muitos não acreditavam mais na reversão do resultado.

Aos quatro minutos, o técnico Julica colocou em campo o atacante Maradona, que havia recebido cartão amarelo no banco na etapa inicial. Pouco mais de um minuto depois de ingressar no gramado, Maradona fez falta no campo de ataque, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando os comandados de Julica com um a menos por dois minutos. O lance mudou o panorama da decisão.

Aos sete, Dudu Nunes recebeu na marca do pênalti após boa triangulação e descontou para o +QD+, que ganhou fôlego no jogo. 40 segundos depois, Magnus, o Blau, recebeu na intermediária e deu um belo chute no canto, sem chances para o goleiro Murilo, marcando o segundo gol do +QD+. Ainda em vantagem numérica, o +QD+ fez seu terceiro gol aos oito minutos, com Acácio, que finalizou cruzado entre as pernas de Murilo e colocou fogo no jogo.

Autor do segundo gol do +QD+, Blau deu carrinho na frente da área de defesa e recebeu o segundo cartão amarelo aos 11 minutos, indo para o chuveiro mais cedo e deixando o time com um homem a menos por dois minutos. Porém, diferente da equipe adversária, o Expulsos não conseguiu aproveitar a vantagem numérica para ampliar a vantagem.

Novamente com sete jogadores em campo, o +QD+ empatou o jogo de maneira espetacular aos 15 minutos. Guilherme Morano fez boa jogada pela esquerda e bateu cruzado, para defesa no reflexo de Murilo, que deu rebote para o meio da área. Bem posicionado, o atacante Lucas Fritzen aproveitou e empurrou de cabeça para o fundo do gol.

Assim como no início do jogo, o duelo ficou mais estudado com a igualdade numérica e no placar. Em uma escapada em velocidade do Expulsos, Julinho finalizou forte, Yan desviou e tirou do alcance do goleiro Mag, colocando o time treinado por Julica novamente na frente. Mas, três minutos depois, o talentoso Guilherme Morano deixou tudo igual novamente, aproveitando sobra na frente da área e finalizando no canto direito de Murilo.

O Expulsos ainda teve a chance de definir o campeonato faltando um minuto para o término do tempo regulamentar, mas a bola caprichosamente beijou a trave. Com o empate em 5 a 5, a decisão foi para os pênaltis.

Ex-profissional falha e Expulsos leva o título
Os jogadores de linha das duas equipes não deram chances para os goleiros e converteram as quatro primeiras cobranças de pênalti de cada time. Na quinta, porém, o atacante Guilherme Morano, um dos principais jogadores do +QD+ e ex-profissional com passagens pelo Vasco e pela base do Grêmio, parou no goleiro Murilo. Então, coube ao zagueiro Luciano Rosa bater com tranquilidade a quinta penalidade do Expulsos, deslocar o goleiro Mag e garantir o título do torneio de verão para um dos mais tradicionais times do Grêmio Gaúcho.

Últimas Notícias

Destaques