Futebol Infantil. Gurizada foi bem contra o Detroit no campo da Tanac, mas patinou em Lajeado pela Copa Serrana
Quase todo o aficionado por futebol que acordou no sábado já sabia que o jogo mais importante do final de semana seria o duelo da final da Champions League, entre Real Madrid e Juventus, que terminou 4 a 1 para o time espanhol. Bom, quase todos. Para os atletas, pais e comissão técnica do Fera, os confrontos mais importantes eram o do projeto montenegrino, que entrou em campo sábado de manhã e à tarde, num total de seis partidas, válidas pelo Campeonato Gaúcho de Base e pela Copa Serrana. O saldo não foi dos mais positivos, com duas vitórias, três derrotas e um empate.
Na manhã de sábado, mesmo milhares de quilômetros longe do Millennium Stadium, em Cardiff, no País de Gales, a neblina e o frio do campo da Tanac lembravam um pouco do clima da Grã-Bretanha. Mas ali, no gramado ainda molhado, quem brilhou não foi Cristiano Ronaldo, grande nome da final da Champions, mas sim os jovens atletas do Fera.
Na primeira partida da série de seis jogos do fim de semana, o time sub-12 do projeto montenegrino enfrentou o Detroit, de Montenegro, em seu primeiro jogo pelo Gauchão de Base e estreou com vitória pelo placar mínimo. O resultado foi bastante comemorado em razão da dificuldade da partida. O jogo começou com o Fera pressionando e criando boas chances, mas parando nas mãos do goleiro Cauã. Porém, aos poucos, perdeu o controle do meio de campo e viu o adversário tomar conta da partida. Desta vez, foi o goleiro do Fera, Bernardo, quem trabalhou e garantiu que os times terminassem a primeira etapa igualados.
No segundo tempo, o Detroit seguiu em cima nos primeiros minutos, mas um chute desperdiçado dos visitantes fez com que o Fera acordasse e, com as modificações feitas pelo treinador Tiago Schlingvein, o Maratá, passasse a levar perigo ao gol adversário.
As principais chances saíram dos pés de Enzo. Rápido e habilidoso, o camisa nove montenegrino teve grande chance em lançamento, quando venceu o zagueiro na velocidade, driblou o goleiro e, sem ângulo, bateu a gol. Porém, a zaga se recuperou a tempo para afastar. Jogando pela direita, Enzo teve outras boas chances, mas pecou nas finalizações.
O Fera seguiu rondando a área do adversário. A pressão deu resultado: da entrada da área, Lucas acertou um belo chute no canto esquerdo do gol defendido por Cauã e correu para o abraço. Em desvantagem, o Detroit foi com tudo para cima dos donos da casa, mas parou em boas defesas de Bernardo, que organizava sua defesa aos gritos. “O nervosismo bateu, deu medo de levar o gol decisivo do empate”, revelou o goleiro após a partida. Feliz com o resultado, o jovem acredita que a equipe tem condições de sair campeã e dá a receita: continuar focado na competição, treinar e não desistir.
No domingo a equipe também entraria em campo, mas o mau tempo impediu a realização da partida contra o Genoma, em Santa Cruz do Sul, também pelo estadual. Após o jogo, o técnico Tiago Maratá destacou o bom comportamento da sua equipe na estreia. “Foi um jogo difícil. Perdemos oportunidades, poderia ter sido mais tranquilo, mas a equipe se comportou bem, conseguiu equilibrar a partida e retomar o domínio do jogo”, analisou.
Na sequência, a garotada da sub-13 do Fera se impôs e venceu com autoridade: 3 a 0. Os gols do time treinado por Eduardo Vercelhese, o
Da Páscoa, foram anotados por Daniel, Inácio e José. Por fim, a sub-14 da equipe montenegrina até fez um jogo de igual para igual contra o adversário de Novo Hamburgo, mas não conseguiu repetir as outras duas categorias e acabou derrotada por 4 a 2.
Em Lajeado, apenas um ponto conquistado
Sábado à tarde, o Fera foi com três categorias a Lajeado para jogar contra o Sete de Setembro, pela Copa Serrana. O melhor resultado foi conquistado pela sub-11, que empatou sem gols com os donos da casa. Fora isso, apenas derrotas. Os meninos do projeto montenegrino encontraram muitas dificuldades em Lajeado. A sub-10 perdeu por 3 a 1, enquanto que os mais novos, da sub-9, foram goleados por 6 a 1.
Os jogos do Fera contra o Genoma, em Santa Cruz do Sul, marcados para domingo, foram cancelados em virtude do mau tempo. Válidas pelo Gauchão de Base, as partidas devem ser agendadas no início desta semana.