Rodrigo Barreto vai competir nas provas de estrada e contrarrelógio
O ciclista montenegrino Rodrigo Barreto já está em Cascavel, no Paraná, onde disputa nos próximos dias o Campeonato Brasileiro de Ciclismo. Aos 35 anos, o atleta local vai em busca do título nacional na categoria Elite, a principal categoria do ciclismo no Brasil. Em solo paranaense, Rodrigo defenderá as cores da equipe Maxel Cycling Team, de Santa Catarina, e vai competir nas provas de estrada e contrarrelógio.
O montenegrino chegou em Cascavel nessa terça-feira, 20, para finalizar a preparação e ajustar os últimos detalhes antes do Campeonato Brasileiro, que acontece entre os dias 22 e 25. A estreia de Rodrigo Barreto acontece na sexta, dia 23, na prova de contrarrelógio individual, onde o atleta percorre a distância de 28,2 km. Na disputa, o competidor que percorrer a distância em menor tempo se consagra campeão.
No domingo, 25, último dia da competição, Barreto encara o maior desafio, a prova de estrada. Nesse certame, o atleta percorre 185 quilômetros em um terreno desafiador e com relevo seletivo. Serão mais de 150 ciclistas que representam 25 equipes do país.
“Acredito que eu esteja me preparando para este dia desde 1994, quando ganhei minha primeira bicicleta. Chegar a um Campeonato Brasileiro com uma estrutura profissional à minha disposição, torna tudo mais leve, e o foco no objetivo se torna mais objetivo ainda”, declara Barreto, que está à frente da equipe montenegrina Reaction Vale do Ciclismo.
Pronto para fazer história, o ciclista teve a reta final de sua preparação prejudicada pelo ciclone extratropical que atingiu o Estado na última semana. “A preparação foi bem positiva, corri algumas provas válidas pelo ranking nacional. Porém, a chuva da última semana e o clima severo aqui do Sul atrapalharam bastante. Quem mora do Sudeste para cima do país essa vantagem sobre nós (do RS). A gente sofre demais com o clima aqui”, salienta.
Em 2022, Rodrigo disputou o Brasileiro pela primeira vez. Em Palmas-TO, o atleta foi o 8° melhor ciclista do país no contrarrelógio individual e ficou em 27° lugar na prova de estrada. Agora, com a experiência adquirida no último ano, o montenegrino quer buscar o título.