Grêmio Gaúcho. Finalistas foram conhecidos no último sábado. Colonos e Tricolor disputam o caneco na Série Prata
A Copa Genifer Sports/Taça Itacir Martins, popularmente conhecida como campeonato de futebol sete do Grêmio Gaúcho, conheceu os seus finalistas na tarde de sábado, 28. Pela Série Ouro, Ellite e Peludos FC, vão disputar o caneco. Quem carimbou o passaporte para o jogo mais importante da competição na Série Prata foram F.C. Colonos/Torales PaintBall e Tricolor FC. As decisões ocorrem no próximo sábado, 4, na sede do clube.
O Ellite bateu o TNT por 3 a 1, na primeira semifinal da primeira divisão. O TNT começou melhor, criando boas oportunidades para marcar. A primeira delas em um lindo voleio do camisa 11, Everton Ferreira, o Taba, mas o goleiro Marcelo Henrique Müller catou. Na sequência, Maicon Fabiano mandou para fora de cabeça, quase estufando as redes. Pouco depois, ele obrigou o arqueiro adversário a fazer outra boa defesa em chute de longa distância.
Mas, no final do primeiro tempo, a maré virou a favor do Ellite. Primeiro, Marcelo Sarmento acertou a trave direita em bomba do meio, a bola ainda bateu nas costas do goleiro Marcelo Belagama, mas não entrou. Instantes depois, o Ellite teria melhor sorte.
O gol veio já nos acréscimos. Após contra-ataque bem armado, Fábio Formigheri passou para dentro da área e o atacante Julio Cesar da Mota, o “Julinho”, abriu o marcador de carrinho. E o confronto foi para o intervalo assim, com vantagem mínima para o Ellite.
Logo no início da etapa complementar, quase o empate. Maicon Fabiano deu ótimo passe para Edison Gonçalves. O camisa 10 do TNT concluiu com estilo, mas a bola saiu pelo lado esquerdo. A resposta foi cirúrgica. Em outro contra-ataque bem armado, aos três minutos, Felipe Quevedo encontrou Julinho na pequena área para, livrinho da Silva, anotar o segundo dele na partida e correr para o abraço dos companheiros.
Aos oito, o terceiro. Mais uma vez com a participação de Julinho, William de Mello aumentou o placar depois de disputa acirrada pela bola. O TNT só conseguiu marcar o de honra, com Maicon Fabiano. Ficou nisso, 3 a 1, e vaga garantida para o tradicional Ellite. Festa de um lado, decepção no outro. Mas o futebol é assim mesmo.
Julinho saiu de campo satisfeito com a atuação dele e da equipe como um todo. “A função do camisa 9 é aproveitar as oportunidades, dentro da área tem que mandar paras as redes”, comentou na saída de campo. Além de ter aproveitado os dois contra-ataques muito bem armados pelo time, o atacante também foi valente na marcação e combateu os adversários.
O treinador do Ellite, Gustavo Flores, conversou com a reportagem do Ibiá antes de conhecer o adversário na decisão, ainda assim, já previa pedreira pela frente. “Ninguém chega em uma final por acaso. Mas vamos fazer de tudo para conseguir o quarto título no Grêmio Gaúcho”, prometeu. O “professor” também ressaltou a estratégia de começar a partida fechando os espaços, um pouco mais na defensiva. A tática levou em conta a qualidade do rival e o campo pesado em função da chuva, fator coadjuvante em alguns momentos do dia cinza.
Na outra semifinal da Série Ouro, o Peludos FC mostrou sua força. Depois de uma primeira fase sem brilho, o atual tetracampeão do torneio chegou aos matas sob desconfiança, mas provou que segue forte, eliminou o Expulsos do Bar sem muitas dificuldades nas quartas de final e goleou o Irmãos da Bola 88 pelo placar de 5 a 1 no sábado, garantindo vaga na quinta decisão seguida da equipe. Lucas Pacheco, duas vezes, Lindomar Machado, Altair Ferreira e Júlio César Machado anotaram os gols do Peludos.
Comemoração dupla para Colonos e Tricolor na Prata
A disputa do título da Série Prata será entre F.C. Colonos/Torales PaintBall e Tricolor FC. Na primeira semifinal do sábado, o Colonos fez 2 a 0 no Rui Barbosa, em peleja resolvida no primeiro tempo. Os gols foram marcados por José Fernando e Tiago de Oliveira. No outro duelo, Tricolor e Absolut/Side Sul decidiram nos pênaltis a classificação para a final, após empate sem gols no tempo normal.
Dono da melhor campanha da divisão de acesso e invicto no semestre, o Tricolor levou a melhor nas penalidades, venceu por 4 a 3 e carimbou vaga para a grande final. Além de comemorarem a passagem para a decisão, Colonos e Tricolor ainda tiveram outro motivo para vibrar: as duas equipes confirmaram vaga na Série Ouro do próximo semestre com a classificação para a final.
* Colaborou Mateus Friedrich
Resultados das semifinais
Série Ouro
TNT 1 x 3 Ellite
Peludos FC 5 x 1 Irmãos da Bola 88
Série Prata
Rui Barbosa/Padaria Tropical/Mecânica Sena 0 x 2 F.C. Colonos/Torales PaintBall
Tricolor FC (4) 0 x 0 (3) Absolut/Side Sul