Eleitores voltam às urnas para escolher governador e presidente

Votação acontecerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília

Eleitores de todo o Brasil voltam às urnas neste domingo, 30 de outubro, para escolher o presidente da República que ira governar o País pelos próximos quatro anos. No Rio Grande do Sul, também está em disputa o cargo de governador do Estado. A necessidade de realização de um segundo turno acontece quando nem um dos candidatos em disputa dos cargos majoritários consegue atingir metade mais um dos votos válidos no primeiro turno da eleição.

Na eleição para presidência da República concorrem Jair Bolsonaro, do PL, e Lula, do PT. Já o governo do estado é disputado por Eduardo Leite, do PSDB, e Onix Lorenzoni, do PL. Será eleito o candidato que receber mais votos válidos no segundo turno.

Os eleitores que estavam em situação regular, mas não votaram no primeiro turno, podem comparecer às urnas neste segundo turno. Em Montenegro, 48.461 eleitores estão aptos a votar. Conforme o chefe do cartório da 31ª Zona Eleitoral, Diego Coitinho, a expectativa é de uma eleição tranquila e uma apuração mais célere no segundo turno. “Creio que em torno das 19h30min já estaremos com os resultados da 31ª zona eleitoral”, afirma.

Neste domingo, o Ibiá fará a cobertura do segundo turno das eleições com foco na repercussão local, a exemplo da primeira etapa. Desta vez, no entanto, não haverá o Estúdio Ibiá Especial, mas os repórteres estarão acompanhando a apuração dos votos e divulgando nas redes sociais e portal www.jornalibia.com.br. Durante o dia, os fatos mais importantes do pleito também serão acompanhados e divulgados pela equipe de reportagem.

Você sabe o número dos candidatos?

Governador do Estado:

Presidente da República:

Qual a ordem de votação dos cargos?
Primeiro o eleitor vota para governador do Estado, depois para presidente da República. Em ambos os cargos são dois dígitos a serem digitados na urna. Certifique-se de que esteja digitando o número correspondente ao seu candidato no respectivo cargo. Olhe para a foto do candidato antes de “confirmar”. Nesta eleição há uma novidade, o eleitor só conseguirá confirmar o voto um segundo após digitar o número do candidato na urna eletrônica.

Qual o horário da votação?
Em todo o Brasil as seções eleitorais serão abertas às 8h, pelo horário oficial de Brasília, e seguem até as 17h.

O que preciso para votar?
Para votar o eleitor tem que comparecer a sua sessão eleitoral com um documento oficial de identificação com foto. Este pode ser: carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei. Também é uma opção, para os eleitores que já realizaram o cadastro biométrico e tenham a fotografia disponibilizada no aplicativo, a utilização da via digital do título de eleitor, baixando o aplicativo “e-Título”.

Não lembro meu local de votação. Como descubro onde voto?
A relação de locais de votação, com suas respectivas seções e endereços, pode ser acessada no site do TRE-RS. Ainda, o leitor pode conferir seu local de votação através do aplicativo “e-Título”. No portal do Jornal Ibiá também está disponível a relação de todas as sessões eleitorais da região. Acesse pelo qr code ao lado.

Permissões e proibições
No domingo, os eleitores podem se manifestar a favor do seu candidato de forma individual e silenciosa por meio de bandeiras, broches, emblemas e adesivos e camisetas. Por outro lado, é proibida a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado; manifestação coletiva com bandeiras, broches, adesivos ou materiais que configurem propaganda eleitoral; uso de alto-falantes e amplificadores de som; realização de comício ou carreata; propaganda boca de urna e divulgação de qualquer tipo de propaganda de partido ou candidato. Na cabine de votação, não é autorizado o uso de aparelho celular. Também, desde a última terça-feira, 25, nenhum eleitor pode ser prezo, exceto em casos de “flagrante delito” ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições, conforme previsto no Código Eleitoral.

Como justificar?
A forma mais fácil de justificar é pelo aplicativo “e-Título”, podendo o eleitor, no dia da votação, justificar no próprio app, sem sair de casa. Caso não consiga justificar pelo app e esteja fora de sua cidade, o eleitor poderá fazer em qualquer seção eleitoral, apresentando um documento oficial com foto e o número do título de eleitor. O eleitor que não votar deve apresentar justificativa em até 60 dias após a Eleição. Caso não consiga pelas vias eletrônicas ou em uma seção eleitoral, a justificativa também pode ser apresentada em qualquer Cartório Eleitoral dentro do prazo de 60 dias.

Não votei nem justifiquei. Qual a consequência?
O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais. O eleitor que não votar nem justificar a ausência no prazo de 60 dias após a Eleição deve pagar uma multa de R$ 3,51 por eleição ausente. A multa pode ser paga com Pix ou cartão de crédito, no site da Justiça Eleitoral. Caso não consiga pagar com Pix ou cartão de crédito, no mesmo site poderá gerar a guia de multa que deve ser paga somente no Banco do Brasil. Ainda, a guia pode ser gerada no app “e-Título” ou retirada na sede de qualquer Cartório Eleitoral.

Qual a dica para uma votação tranquila?
Com o aplicativo “e-Título” o eleitor saberá previamente se sua situação está regular e seu local de votação. Muitos eleitores tiveram a seção eleitoral ou o local de votação alterado, e só perceberão isto no dia da eleição. Para evitar estes contratempos, a dica é ver antes qual sua seção e seu local de votação no aplicativo “e-Título”, que ficará disponível para download somente até o dia 29 de outubro. No dia da eleição não será possível baixar o app.

Passe livre
Assim como já havia feito no primeiro turno, o prefeito Gustavo Zanatta decretou passe livre no transporte coletivo urbano de Montenegro. Significa que os usuários não precisarão pagar para utilizar os ônibus. O Passe Livre está previsto na Lei 3.248, de 29 de dezembro de 1997, regulamentada pelo decreto 2.252, de 29 de janeiro de 1998. As roletas estarão liberadas entre 6h da manhã e 18h. As linhas são as que tradicionalmente funcionam aos domingos.

E se a minha biometria não funcionar na hora da votação?
Ninguém deixará de votar por isso! Quando as impressões digitais não são reconhecidas ou confirmadas pela urna eletrônica, seja por falha na leitura ou por não possuir registro biométrico, o mesário, depois de confirmada a identidade do eleitor por meio da documentação apresentada, libera a urna eletrônica para votação.

Eleitorado apto na 31ª Zona Eleitoral
Brochier: 3.878
Maratá: 2.323
Montenegro: 48.461
Pareci Novo: 3.308
São José do Sul: 1.952
Total da 31ª Zona Eleitoral: 59.922

Últimas Notícias

Destaques