Eleição transcorre com normalidade em Montenegro

Neste domingo de eleições municipais em Montenegro, o cenário é de tranquilidade, com o processo de votação fluindo sem grandes incidentes. Desde as primeiras horas, o Cartório Eleitoral da 31ª Zona Eleitoral, responsável pela organização do pleito na cidade, tem acompanhado de perto todas as ocorrências. O chefe do cartório, Diego Coitinho detalha como está sendo o andamento das atividades eleitorais. “Tudo correndo bem, como normalmente ocorre. Tradicionalmente alguns apontamentos de mesários que atrasaram ou não compareceram, mas já foram substituídos. Até o momento, nenhum problema grave foi registrado”, afirma.

Além das questões logísticas comuns, Coitinho também destaca os auditórios que ocorreram na seção 150, localizada na Escola Steigleder. Essa sessão foi uma das selecionadas para a verificação da integridade das urnas eletrônicas. “Fizemos a auditoria logo pela manhã, às 7h, antes de iniciarmos a votação e ocorreu tudo de forma tranquila e conforme o esperado”.

Documentação válida

Coitinho aproveitou para lembrar os participantes sobre a importância de estarem com a documentação correta ao comparecerem às urnas. “Para votar, o eleitor precisa ter um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, CNH ou documentos reconhecidos por lei, como a carteira de órgãos profissionais”. Ele afirma que os documentos digitais, como o e-Título e a CNH digital, são aceitos, desde que contenham a foto do eleitor. “Por outro lado, a carteira de trabalho digital, certidões de nascimento ou casamento, assim como boletins de ocorrência por perda de documentos, não podem ser utilizadas, pois não possuem foto”, alerta.

O que acontece em caso de falha na urna?

Uma das discussões recorrentes em eleições são possíveis falhas nas urnas eletrônicas, e Coitinho esclarece o que ocorre nesses casos. “As urnas são equipamentos eletrônicos, como qualquer outro, e podem apresentar falhas no dia da eleição. Caso isso aconteça, nossa primeira medida é desligá-la e ligá-la novamente, como faz com qualquer dispositivo eletrônico que tranca. Em 90% dos casos, isso resolve o problema”, explica. Se o problema persistir, uma urna de contingência, previamente preparada, é utilizada. “A memória da urna original é limitada para a urna de contingência, garantindo que os votos já registrados sejam preservados e a votação siga normalmente”, garante.

Crimes eleitorais

Outro ponto de atenção durante o dia de eleição são os crimes eleitorais. Segundo ele, até o momento, não houve nenhum registro de ocorrências graves e a votação segue dentro da normalidade. “Os participantes têm direito a se manifestar de forma individual e silenciosa, usando camisetas, broches ou adesivos de candidatos. No entanto, é proibido fazer aglomerações, bandeiraços em esquinas ou distribuir material de campanha, como os conhecidos ‘santinhos’. Também é vedado a propaganda eleitoral no dia da eleição”. Coitinho alerta que veículos adesivos que permanecerem por muito tempo próximos aos locais de votação podem ser enquadrados como boca de urna, o que é ilegal. “Não tivemos nenhum caso registrado até agora. A Brigada Militar comunicou que alguns “santinhos” foram encontrados pela cidade, mas eles já estão verificando a situação e, se necessário, esses materiais serão recolhidos”.

Eleitores exercem o direito do voto

A participação dos eleitores são destaque neste dia de eleição. Mesmo aqueles que, pela idade, não são mais obrigados a votar, fizeram questão de comparecer às urnas. Um exemplo é o casal Anerta Beneton, 83, e José Beneton, 84, que votaram na Escola Yara Gaia, demonstrando grande senso de cidadania. “Estamos aqui por amor ao nosso município e à pátria. Já temos idade suficiente para não precisar mais votar, mas, como cidadãos, enquanto estivermos vivos, vamos votar. Fazemos isso pelos nossos filhos, netos e bisnetos, para que eles tenham um futuro melhor. Queremos ser exemplo”, afirmou Anerta.

No São João Batista, a eleitora Bruna Renz, 24, destaca a importância de exercer o direito ao voto nas eleições municipais. “É muito importante que a gente escolha quem vai governar a nossa cidade, quem vai ser o prefeito e os vereadores que cuidam de nossas causas, de nossas ruas”. Para ela, o ato de voto é essencial para garantir que as demandas da população sejam atendidas. “A gente vota para escolher quem vai exercer o melhor mandato e assim poder cobrar depois”, completa.

Apuração

O fechamento das urnas ocorre às 17h e a partir desse horário começa a apuração dos votos. Coitinho explicou que as urnas serão encerradas pelos mesários, que trarão os dados gravados em pendrives ao cartório eleitoral. “Os primeiros resultados devem começar a chegar por volta das 17h20min e até as 19h já teremos uma ideia de como está o andamento da apuração. A previsão é que os resultados finais sejam conhecidos até esse horário”, estima. A população pode acompanhar a apuração dos votos ao vivo pela Rádio Ibiá Web e pelas redes sociais. O Cartório Eleitoral também estará à disposição para responder às dúvidas ao longo do dia.

Últimas Notícias

Destaques