Com etiqueta de R$ 54.990,00, o campeão brasileiro de vendas, Chevrolet Onix, apresenta-se em “traje” novo nas concessionárias. A versão com cara esportiva ganhou novamente o nome de Effect, que já fora emprestado aos aposentados Agile e Sonic, além do próprio Onix, cujo primeiro lançamento da versão ocorreu no final de 2014.
Mas o Effect agora retorna com a missão de abrir alas para toda a família 2018 do hatch. Ele fica situado no intermédio entre as versões LT e LTZ.
“O Onix Effect usa peças e detalhes exclusivos tanto na parte interna quanto na parte externa. Isso proporciona aparência única e personalizada ao carro”, enaltece o diretor de Marketing da Chevrolet, Hermann Mahnke.
A configuração esportiva do Onix volta com uma proposta mais refinada e contemporânea para agradar consumidores que buscam um hatch urbano acessível, com conectividade total, boas marcas de consumo e, principalmente, estilo despojado. Isso em função da aplicação de peças e detalhes exclusivos, como o kit aerodinâmico composto por spoilers frontal e traseiro mais as saias laterais, o que deixa a impressão de que o carro é mais baixo. As rodas de alumínio, aro 15, têm acabamento em cinza metálico para acentuar o ar “descolado”.
A GM também caprichou no teto, que possui acabamento em preto brilhante, assim como a moldura da grade frontal, os adesivos da coluna central e as capas dos retrovisores. Dessa forma cria-se um contraste interessante com as duas opções de cores para a carroceria: branco e vermelho.
Há, ainda, elementos alusivos ao automobilismo na forma de adesivos aplicados na grade frontal, nas laterais e na tampa do bagageiro. O emblema “Effect”, em alto relevo e acabamento cromado, assina a versão. O conjunto óptico com máscara negra e luz de posição em LED, os faróis auxiliares com moldura preta, as lanternas com lente vermelho rubi e a luz de neblina na parte inferior do para-choque traseiro passa a equipar também as versões LTZ e Activ.
A linha 2018 do modelo, segundo a GM, traz mudanças nos pacotes de equipamentos, visando reforçar a segurança, a conveniência e o conforto dos ocupantes. A luz de neblina instalada na parte inferior do para-choque traseiro, o alarme e os vidros dianteiros elétricos de série no Joy são alguns exemplos. Há, ainda, o reposicionamento dos logos de identificação dos produtos e novas opções de cores.
Detalhes despojados e conectividade total, diz GM
Na cabine do Effect, ambiente onde o preto predomina adquire esportividade com detalhes em vermelho acetinado nas molduras das saídas de ar do painel e no contorno dos aros do volante — este, aliás, multifuncional e com boa pegada. Diferencia-se pelos elementos horizontalizados, parte central com textura lisa e base reta, tal e qual o dos superesportivos, como o Camaro.
O revestimento dos bancos é híbrido. Mescla materiais nobres e tecido em alto relevo na região central, o que proporciona elevado conforto térmico para os ocupantes. Tanto os assentos como os encostos são customizados por costuras decorativas em vermelho. Acabamentos cromados nos botões dos controles do ar-condicionado e do sistema multimídia, das maçanetas das portas e da manopla do câmbio realçam a sofisticação da proposta do carro.
No painel de instrumentos, ao lado do velocímetro digital, o conta-giros traz grafismo customizado com padronagem que remete aos adesivos do exterior.
Quanto à conectividade, o Effect traz sistema multimídia MyLink de última geração, com Android Auto e Apple Car Play, além do sistema de telemática avançado OnStar no plano mais completo (Exclusive).
Ele oferece serviços de concierge, emergência, recuperação veicular, diagnóstico avançado, navegação por setas e aplicativo que permite comandar diversas funções do veículo pelo smartphone.
Em rodovia, consumo de até 14,9 km/l
Conforme a GM, o Onix Effect, em relação à concorrência, destaca-se por ser o compacto de visual esportivo mais econômico da categoria. Tem nota máxima em eficiência energética pelo Inmetro. De acordo com os números do instituto, o carro percorre, em média, 8,6 km com um litro de etanol e 12,5 km com um litro de gasolina na cidade. Na estrada, os números são 10,2 km/l e 14,9 km/l, respectivamente.
O hatch de pegada esportiva traz a recém-lançada geração ECO do motor 1.4 Flex de 106 cavalos de potência e da transmissão manual de seis marchas. Essa marcha extra em relação ao modelo anterior contribui também para redução do ruído interno, já que se transita em rotações mais baixas.
O Número
A velocidade máxima agora é de 180 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em até 10,5 segundos, números compatíveis com a proposta do carro
Equipamentos
O Effect vem com faróis em LED, lanterna traseira de neblina, direção elétrica progressiva, retrovisores externos com ajuste elétrico, computador de bordo, indicador de troca de marcha, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sensor de estacionamento traseiro. Também é equipado com ar-condicionado, travas e vidros elétricos com controle remoto; cinto de segurança, banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura; volante com controles de áudio e telefonia; airbag duplo e freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem).
Atrativos do Onix
– Design premiado
– Oferta de itens pioneiros de conectividade total
– Confiabilidade mecânica
– Alto valor de revendaPioneirismo em novas tecnologias de segurança
Fonte: GM