FAZENDO HISTÓRIA . Em 40 anos da corporação estadual, Anderson Jociel da Rosa é o primeiro comandante da região
Os Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul elegeram sua nova diretoria. Na última sexta-feira, 7, foram conhecidos os nomes de daqueles que estarão à frente da corporação no biênio 2020/2021. O atual comandante dos Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí, Anderson Jociel da Rosa, 31 anos, é o novo presidente do órgão no Estado. Feliz, ele celebra ter sido escolhido como 5º presidente da história da instituição e o primeiro a representar a região nesse cargo.
Anderson orgulha-se em fazer parte da história dos Bombeiros Voluntários. Agora, o motivo para satisfação é ainda maior. “Em quase 40 anos da Estadual, sou o 5º presidente eleito”, diz com entusiasmo. “Aquele menino que iniciou sua trajetória aos 12 anos na área, tem a honra de representar a tradição dos bombeiros voluntários gaúchos, 42 corporações e mais de 1.500 Bombeiros”, acrescenta.
Conforme Anderson, é será preciso dedicação e esforço para encarar mais este desafio. “ Os principais desafios nessa nova missão são em termos de legislação. Através da Frente Parlamentar de Defesa dos Bombeiros Voluntários (instituída este ano), pretendemos criar uma segurança jurídica das nossas associações”, comenta o presidente.
Outra meta instituída pelo comandante é a busca de recursos para continuidade do trabalho, pois atualmente as unidades locais são mantidas exclusivamente pelas prefeituras municipais e comunidades, de uma forma geral. “Pretendemos buscar algo semelhante ao existente em Santa Catarina, onde o governo estadual faz um aporte financeiro paras as corporações voluntárias”, acrescenta. “Então precisamos que o poder publico, principalmente estadual, busque mecanismos de incentivar e apoiar a criação e manutenção dos Corpos de Bombeiros Voluntários”, aponta.
Sobre o novo Presidente dos Bombeiros Voluntários do RS
Anderson Jociel da Rosa é bombeiro voluntário desde 2001, quando ingressou no Projeto Bombeiros Mirins, aos 12 anos de idade.
Dentro da instituição deu sequência no processo de formação como Bombeiro Voluntário. Em 2008 foi nomeado sub-comandante da corporação do Caí. Em 2010 Anderson foi eleito comandante operacional, cargo este que ocupa até a agora. Desde 2012 também é presidente administrativo, ocupando os dois cargos nos Bombeiros Voluntários Caienses.
Em 2013 passou a fazer parte da diretoria, atuando como diretor administrativo e diretor de capacitações, e no último dia 07 de dezembro, foi eleito presidente estadual.
Composição da diretoria:
Presidente: Anderson Jociel da Rosa (São Sebastião do Cai)
Executivo: Edison Rotter (Nova Petrópolis)
Financeiro: Leandro Gottschak (Rolante)
Administrativo: Gláucio Renato Dietrich (Nova Hartz)
Vogal: Marcos Manfio (São José do Ouro)
Conselho Fiscal:
André Weber (Carlos Barbosa)
Alessandro Vasque Vieira (Tapes)
Carlos Leão (Charqueadas)