Cerca de 500 metros de cabos de telefone e internet foram furtados
Moradores de localidades como Costa da Serra e Passo da Serra, assim como motoristas que trafegavam pela ERS-411, notaram a presença de dois homens na margem da rodovia. Com uniformes e equipamentos de seguranças, incluindo calçados emborrachados, calças com reflexivos, capacetes e luvas, além de ferramentas, escadas e cones. Também estavam em um automóvel GM Kadett adesivado com o nome de uma empresa de telecomunicações.
Aparentemente estariam consertando a rede de telefonia e internet, que apresentava problemas. Só que não. A Brigada Militar descobriu que a dupla, na verdade, estava furtando fios. Com isso deixaram sem internet e telefone os moradores da Costa da Serra, no interior de Montenegro, e também de Brochier.
Conforme a Polícia Civil, os dois suspeitos, de 23 e 28 anos, foram presos em flagrante pela Brigada Militar no final da manhã de sábado, 21, por volta de 11h30, na altura do quilômetro 2 da ERS-411. Eles estavam em um automóvel GM Kadett. Segundo a Polícia, ambos são de São Leopoldo e já tinham antecedentes criminais. Um deles já possui histórico de ocorrências como por apropriação indébita e receptação. E o outro por tráfico de drogas, receptação, apreensão de objetos, maus-tratos, lesão corporal e duas por roubo de veículo.
Causou estranheza que há vários dias eles estariam recolhendo os cabos e colocando dentro do carro. Ao serem abordados pela Brigada, os dois alegaram que estariam trabalhando para uma empresa te telecomunicações. Os policiais fizeram uma pesquisa e verificaram que tal empresa não consta com o serviço ativo no local e tampouco os dois indivíduos pertencem ao quadro de funcionários ou prestam serviços para a empresa. Na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) ambos foram autuados em flagrante e recolhidos ao sistema prisional. O carro também foi apreendido. De acordo com a Brigada, eles teriam furtado cerca de 500 metros de fios.
LUTA POR INTERNET E TELEFONE
O furto ocorreu justamente em uma região que mais luta para ter os serviços de internet e telefone. O empresário Fernando Reidel lembra que desde 2018 ocorre a busca através da mobilização junto a lideranças, empresas e poder público. A luta é por uma antena, para garantir o serviço de telefonia móvel com qualidade. Segundo Fernando, agora com o leilão da 5G, Montenegro foi contemplado com uma expansão de 4G para a localidade de Costa da Serra. Reidel diz que agora o sonho está virando realidade, pois foi demarcada a área para a instalação da antena. E com isso toda a comunidade será beneficiada.
Deverá ser instalada uma antena de cerca de 50 metros, proporcionando grande alcance para uma área que atualmente está sem sinal de telefonia móvel. A expectativa é de que em cerca de 30 dias esteja funcionando.