Feira segue até sábado, das 14h às 21h
Em clima de otimismo, foi aberta a ExpoACI 2022 na tarde da última quarta-feira, 19, no Colégio Sinodal Progresso. O primeiro dia da Feira contou com a participação de cerca de duas mil pessoas, que puderam conferir os mais de 100 estandes de empresas da região. “A gente já está com uma movimentação bem intensa, durante a abertura já teve um público. Então a expectativa é que a gente supere a última edição, quando tivemos 6 mil visitantes”, diz Fabrício Coitinho, vice-presidente da ACI Montenegro/ Pareci Novo.
Conforme Coitinho, a edição do evento este ano representa a retomada, após dois anos de pandemia. “A gente tem uma expectativa muito boa. É uma grande oportunidade para mostrar para a cidade as empresas que nós temos, mas principalmente é uma oportunidade para mostrar para toda a comunidade o potencial econômico da nossa região”, destacou.
Fórum discute Desenvolvimento Regional
Um debate sobre o futuro do Vale do Caí e suas demandas foi um dos destaques do Fórum de Desenvolvimento Regional, uma das novidades da ExpoACI 2022. Dividido em duas etapas, a atividade contou com profissionais e empresários das áreas de Indústria, Comércio, Serviços, Agronegócio, Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Tecnologia, Turismo, Cultura e Economia.
No primeiro momento os setores foram divididos e foi debatida a visão de futuro para os setores, demandas e soluções. Depois as ideias foram abertas para todos os participantes, que puderam sugerir sugestões para os diferentes setores. “O produto disso vai ser um relatório público com as demandas e tudo o que os representantes da comunidade e dos setores econômicos imaginam para o futuro do Vale do Caí”, conclui Fabrício Coitinho, vice-presidente da ACI Montenegro/ Pareci Novo.
Cervejaria Figueira traz novidades
A área de alimentação é um dos destaques da feira. A Cervejaria Figueira participando pela primeira vez do evento e busca mostrar as suas novidades para o público. “A gente trouxe o carro chefe, que é o pilsen. Trouxemos ainda uma Ipa, que é um chope um pouco mais amargo, e temos uma cerveja diferenciada, que é a Frutibier, com uma base pilsen e geléia de morando, em alusão ao outubro rosa”, destaca o proprietário, Alef da Silva.
Toco Consórcios
Participante há várias edições da ExpoACI, a Toco Consórcios usa o espaço como oportunidade para se aproximar dos clientes. O gerente da empresa, Jeferson Transburgo, aponta aponta ainda que este é um espaço de integração com outros empresários. “Nós estamos apresentando o nosso consórcio em geral, com algumas vantagens exclusivas que temos para a feira, além de sorteios para interagir com o público”, expõe.
Conforme o gerente, a Feira incentiva o empreendedorismo no município.
El Taco Nacho leva a comida mexicana para a feira
Com uma proposta de junção da culinária mexicana, brasileira e americana, o El Taco Nacho tem atraído muitas pessoas na ExpoACI 2022. Paulo Chagas, proprietário da empresa, afirma que a ideia é trazer uma proposta diferente de culinária para o público. “O nosso cardápio é voltado para a comida mexicana, mas com adequação para o nosso paladar aqui do Sul, que não adere tanto a pimenta. Alguns temperos de origem mexicana a gente troca pelos nossos, por exemplo o coentro a gente substitui pela salsinha”, expõe.
Carro elétrico é destaque na DriveOn
A aposta da DriveOn para a ExpoACI são os veículos elétricos. “A gente acredita que é algo que está bem próximo, então trouxemos um veículo 100% elétrico para explicar como funciona”, destaca Flávio Alex Nabinger, proprietário da empresa. Há três anos no mercado, a empresa tem como conceito a venda de veículos de forma digital, o que foi impulsionado durante a pandemia. “A gente começou antes da pandemia e depois aumentou bastante a nossa venda via plataforma. Hoje a gente tem a nossa sede física, mas o foco é a plataforma”, diz Flávio.
OAK Serviços Financeiros
Trazendo soluções de crédito para pessoas físicas e jurídicas, a OAK Serviços Financeiros está estreando na ExpoACI. Osvaldo Armando Kreiemer, proprietário da empresa, aponta que a proposta é oferecer crédito de forma facilitada. “Direcionado os serviços para as pessoas de forma correta. Não precisa ela ir até uma agência, a gente oferece na plataforma o crédito já aprovado. Nós trabalhamos de várias formas para atender o cliente com comodidade”, declara. O empresário conta que o evento tem possibilitado gerar negócios e formar parcerias, além de dar visibilidade.
Sicoob leva para o público as soluções da cooperativa
Presente há um ano em Montenegro, a cooperativa Sicoob Valcredi Sul está participando pela primeira vez da ExpoACI. O gerente da agência, Leandro da Silva, diz que o evento tem um potencial enorme de gerar novos negócios. “A Feira está extraordinária. Eu já conhecia e sei que é uma baita oportunidade de fazer muito network e estar trazendo novos cooperados. A gente pretende estar fazendo negócios, prospectando novos associados e mostrando a nossa marca para Montenegro”, conclui Leandro. Um dos destaques no estande da cooperativa é o programa Juro Zero, em parceria com a Prefeitura de Montenegro.
Espaço da Agricultura Familiar estréia na Feira
Proprietário da Agroindústria Delícias Carlotto, de Uricana, no interior de São José do Sul, Antônio Ademir Carlotto é um dos agricultores presentes este ano na ExpoACI. O espaço é novidade nesta edição, que trouxe para o evento produtores rurais de vários municípios do Vale do Caí, demonstrando a expansão da ExpoACI para além de Montenegro e Pareci Novo.
Conservas, doce de abóboras e geléias estão entre os produtos oferecidos na banca de Carlotto, que diz estar muito feliz de participar trazendo o que é produzido na propriedade da família. “A expectativa está muito grande, esperamos vender bem. A gente tem produtos diferenciados e temos uma agricultura familiar de produção própria”, destaca.
Na sua propriedade, em São José do Sul, seu Carlotto trabalha com agricultura orgânica e homeopatia. “A homeopatia ajuda a controlar toda a vida da planta, desde a floração. Ela dá energia no pé pra crescer e a fruta fica mais forte. Aquela energia que eu passo na planta vai passar para quem consome também. Estou passando isso para nossos clientes aqui na feira”, conclui o agricultor.