Mais de 400 pessoas estiveram no Clube Cantegril em Montenegro na noite de quinta-feira, dia 8, para assistir a palestra – ou show alto-astral- de Otelio Drebes, diretor-fundador da rede Loja Lebes. No encontro com jantar promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Aci) Montenegro-Pareci Novo, o empresário de 88 anos, dos quais 66 dedicados ao trabalho, usou bom humor para explicar que empreender é investir nas pessoas, ser humilde e visar o lucro, sem pensar que isso está errado.
Drebes nasceu no interior da cidade de Estrela, até os seis anos não falava uma palavra em Português e foi agricultor até próximo aos 20 anos. Então aos 21 fundou a loja que daria origem a rede que hoje tem mais de 200 lojas. Ele recorda que eram dois funcionários e oito sócios, sendo ele um minoritário, com apenas 15%. “Dei um passo de cada vez”, descreve.
E para transformar a Lebes em uma empresa sob comando apenas da família Drebes, sua receita é simples. “Eu sempre gastei menos do que ganhava. Então começou a me sobrar um pouquinho de dinheiro, e mais um pouquinho”, descreve, recordando inclusive da caixinha amarela onde guardava suas economias.
Questionado pelo Ibiá se algo mudou neste ramo ao longo dos anos, e o que aconselha aos novos empreendedores, o palestrante definiu que, antes de mais nada, é preciso acreditar naquilo que se quer e persistir naquilo que é bom.
Dono de uma das maiores redes do Sul do Brasil, Drebes enfatiza a atenção e o respeito pelos funcionários. “Você tem que dar o exemplo, tem que ser o primeiro a chegar! E tem que formar uma equipe! Primeiramente, tem que formar pessoas”, ensina.
Ele explicou que o lucro não deve ser motivo de vergonha, pois é ele que permite a expansão. E é por isso que apregoa que o sucesso não pode ser alcançado através da redução de preços, mas sim através da novidade, da criatividade e do respeito ao cliente e os seus desejos. Ele ensina coisas simples, como receber as pessoas com um sorriso, um bom dia e fazer questão de chamá-las pelo nome.
“Vamos fazer para aquele que ganha menos uma prestação menor. O pobre, que ganha pouco, também tem direito de viver bem”, declarou. E, assim como nas centenas de palestras que já fez, alcançando milhares de pessoas com uma atitude inspiradora, Drebes prega a felicidade como finalidade, de quem vende e para quem compra.
Com o salão do Cantegril lotado, a equipe de Otelio Drebes já confirmou uma nova data no Vale do Caí. Será em Pareci Novo, no dia 8 de novembro, no Restaurante Biolo, no Centro.