A Feira do Livro do Município foi o grande atrativo do último dia de festa comemorativa aos 26 de emancipação política
Pareci Novo esteve em festa durante o último final de semana. Para comemorar os 26 anos de emancipação política, completados no último dia 20, a cidade promoveu três dias de atividades. A programação iniciou na sexta-feira com a abertura da Feira do Livro 2018. Durante o final de semana foram realizados shows com artistas locais, apresentação de teatro, hora do conto e uma rústica.
A Feira do Livro do Município ganhou destaque especial na programação cultural. Este ano estiveram presentes a Intelectual Livraria, a Portal do Livro e a Editora e Livraria Correa. Daniel Correa, 33 anos, já participa das feiras de Pareci há mais de 10 anos. O livreiro de Caxias do Sul avalia o evento deste ano de forma positiva e garante que na próxima edição estará presente novamente. “Foi bom. A chuva atrapalhou um pouco, mas as vendas foram boas”, relata.
Daniel trabalha com livros voltados aos mais variados públicos, desde o infantil até o adulto. Além de oferecer variada linha de livros, o expositor apostou em uma promoção para atrair ainda mais os consumidores. Os títulos oferecidos ao valor de R$10,00 tiveram destaque nas vendas.
A família da jovem Pâmela Marcadella, 20, também soube aproveitar a oportunidade para vender seus produtos. Os chocolates feitos pela mãe dela, Gabriela Marcadella, e os ovos decorados pela avó, Regina Machy, 63, são tradicionais nos eventos da cidade. “Sexta e sábado tivemos um bom movimento na Feira do Livro. Fizemos boas vendas”, diz Regina.
A área de alimentação montada junto ao evento também foi um dos atrativos da festa de aniversário da cidade.
Cleonice Forneck, 31, esteve presente vendendo lanches, como cachorro quente e fritas. Sempre que há eventos em Pareci ela participa, mas este tem um sabor especial, por se tratar do aniversário do local onde mora.
Chuva não atrapalhou a visitação no domingo
A professora Valéria Rodrigues, 48 anos, chegou a Pareci Novo no cedo da tarde para conferir as atrações da Feira do Livro. “O evento é muito bacana e diversificado. Os livros estão com bons preços e tudo está muito bonito”, avaliou. Além de prestigiar a iniciativa, a visita ao município vizinho fez com que Valéria reencontrasse a amiga Fabiana Cheron, 38. Juntas, ambas aproveitaram a oportunidade para colocar a conversa em dia e degustar um bom chimarrão. “O mais legal de eventos como esse é reencontrar pessoas que não vemos há muito tempo. É um momento único”, afirma Valéria.
Família montenegrina também aproveita para vender em Pareci
O casal montenegrino Luís Schons, 47 anos, e Cristiane de Moura, 37, reuniu a família e foi vender seus produtos junto a Feira do Livro de Pareci Novo. A dupla comercializa algodão doce e brinquedos luminosos, dois grandes queridinhos da criançada. “As vendas nos dois primeiros dias foram boas. No domingo o movimento caiu um pouco devido a chuva”, avalia Luís.
Contudo, ele garante que é importante prestigiar a cidade vizinha. “É o segundo evento que a gente participa e pretendemos voltar”.
“Está muito bonito e bem organizado”
A babá Luana Kuball, 18 anos, foi pega de surpresa pelas atrações de aniversário da cidade. Ela foi almoçar em um restaurante em Pareci Novo, mas ao chegar à cidade deparou-se com a estrutura da Feira do Livro montada em frente à Praça Municipal Miguel Arraes.
E já que estava por lá, resolveu passar o resto da tarde desfrutando das atividades oferecidas. “Está muito bonito e bem organizado”, avalia a jovem.
“Eu gosto de Pareci Novo. É uma cidade organizada, limpa e florida. Tudo é bem feito, até as casas aqui são diferentes”, conclui.