Domingo de ciclismo e velocidade no Centro de Montenegro

Troféu Nied Bike Center corresponde à primeira etapa da 16ª Copa União de Ciclismo

Alessandro Giordano pedala há mais de 20 anos e está passando para a filha Luísa o amor pelo pedal

Além do sol intenso e do calor, a manhã deste domingo, 17, em Montenegro, fica marcada pela velocidade. Apaixonados por ciclismo disputaram o Troféu Nied Bike Center, que corresponde à primeira etapa da 16ª Copa União de Ciclismo. A organização do evento estima que cerca de 120 ciclistas estiveram presentes. As largadas das categorias ocorreram em frente à Praça Rui Barbosa. O percurso seguia pela rua São João para acessar à João Pessoa. Então os ciclistas seguiam até a beira do Rio Caí, onde retornavam para a Ramiro Barcelos, até o ponto de onde partiram.

Claudionor Ramos Goulart é o atual campeão da Copa União de Ciclismo em sua categoria

Cada volta tinha 2 km de percurso e a quantidade de voltas variava conforme a categoria. A etapa foi composta por 29 categorias (Speed, MTB, Handbike e Paraciclismo). Todos os participantes foram premiados ao final da disputa. Atletas de diversas cidades do Estado participaram do evento esportivo, entre, além de Montenegro, São Leopoldo, Gravataí, Porto Alegre, Bagé e Vacaria. As baterias, dependendo da categoria, duraram de 25 minutos até 1h10min.

Guilherme Boeira competiu na categoria infanto-juvenil

Dos iniciantes aos veteranos, passando pelo público que é apaixonado pelo ciclismo ou pelos que apenas pararam para acompanhar uma movimentação diferente pelo Centro de Montenegro, a diversão esteve garantida a todos. Com suas bikes a postos e capacete garantindo a segurança, os irmãos Vitor Lorenzo, de 13 anos; e Vicente Leone, 9 anos; podiam facilmente ser confundidos com competidores. Na verdade, estavam ali para curtir o evento como plateia, levados pelo pai Sandro Luis Krahl. “Nós passeamos de bicicleta. Eu sempre estimulo os dois a estarem ao ar livre. Acho bom que tenhamos esse tipo de evento na cidade”, diz Sandro.

Vitor Lorenzo, 13 anos; e Vicente Leone, 9 anos foram assistir às baterias com o pai Sandro Luis Krahl

Mas quem estava sim competindo, apesar da pouca idade, era Guilherme Boeira, de apenas 9 anos. De São Leopoldo, ele correu pela categoria infanto-juvenil um trajeto de 15 minutos mais duas voltas. Ao final do percurso, cansado, mas ainda com muita energia, Guilherme relatou que para poder competir treina três vezes por semana. “Na segunda, quarta e sexta pedalo por 1h e meia. Eu quero ser um atleta”, conta.

O pequeno Guilherme Boeira competiu pela categoria infanto-juvenil

Se continuarem assim, pedalando pela cidade e se dedicando, quem sabe cheguem à terceira idade com a saúde de Claudionor Ramos Goulart. Aos 74 anos, ele recebeu a bandeirada na categoria “Veteranos B”, voltada para quem tem mais de 70 anos. O morador de Gravataí, logo após cruzar a linha de chegada, conversou com a reportagem e, orgulhoso, revelou que pedalou por toda a vida e nem pensa em aposentar a bike. “Eles (a família) querem que eu pare, mas eu não paro”, conta, aos risos. E se engana quem pensa que o seu Claudionor precisa de muito descanso para competir. Na sexta-feira passada, 15, apenas dois dias antes, ele estava pedalando na etapa de Tramandaí do campeonato. Na sua categoria, Claudionor Ramos Goulart é o atual campeão da Copa União de Ciclismo.

A família Giordano também marcou presença no Centro de Montenegro. Moradores de Portão, Alessandro, de 40 anos; e Luisa, de 8; pai e filha, competiram pelas categorias “Veterano” e “Infantil”. Ele pedala há mais de 20 anos e passa essa paixão pelo pedal para a menina. A mãe de Luisa acompanha a tudo atenta para prestigiar o esposo e a filha. É sempre neste clima, de cidade em cidade. “Às vezes a gente vem com o cachorro e o gato também”, brinca Alessandro. No passado ele pedalava com objetivos mais competitivos, integrando a equipe “Entre Amigos”, de Novo Hamburgo, hoje frequenta os eventos de forma mais esporádica. “Mas pretendo voltar a competir, indo em todas as etapas. É muito bom. A gente conhece todo mundo, revê os amigos e durante todo o ano têm atividades”, relata Alessandro Giordano, pouco antes da sua bateria começar.

Últimas Notícias

Destaques