Através de parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Maratá viabiliza a perfuração de dois poços artesianos no interior do Município. Os novos espaços de captação de água estão localizados em Encruzilhada do Maratá, onde os serviços de perfuração serão finalizados ainda nesta semana, e em Maratá Alto, onde as obras devem iniciar nos próximos dias. Cerca de 55 famílias serão beneficiadas.
Em Encruzilhada do Maratá, a perfuração de 102 metros é realizada numa área de 20 metros quadrados doada pelo munícipe Leonardo André Fetzner. Em Maratá Alto, o poço artesiano será perfurado em área que pertence ao Município, junto ao Distrito Industrial. Depois das perfurações ainda é necessário fazer a infraestrutura do poço, com bomba para puxar a água e abastecer a rede. Além disso, também é necessário obter a outorga de funcionamento.
Por meio da parceria, o Estado realiza a perfuração com equipamentos e maquinários do departamento de Infraestrutura Rural, Irrigação e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), bem como oferece mão de obra especializada. Ao Município de Maratá coube promover a liberação da área definida para abertura do poço, disponibilizar as documentações necessárias, fornecer canos e materiais para o revestimento do poço, bem como o combustível para a realização do serviço. O que representa um investimento estimado em R$ 25 mil para a perfuração dos dois poços.
A prefeita Gisele Adriane Schneider ressalta que a parceria firmada com o Governo do Estado é fruto de muito diálogo e insistência da Administração Municipal para garantir a melhoria no abastecimento de água potável das famílias beneficiadas. “Os moradores esperavam há muito tempo por estas obras. A intenção é acabar com a falta de água nos períodos de estiagem, conforme enfrentamos nos últimos anos”, afirma Gisele. (