Nos dias 15 e 16 de setembro ocorre em Montenegro a primeira edição do Festival Rock Em Cena. O palco é o Teatro Therezinha Petry Cardona, na Fundarte. Na sexta-feira, tocam as bandas Fuss, que vem de Canoas, Vinten e Os Lobos Não Usam Sombreiro. Já no sábado, o som fica por conta da Dóris Encrenqueira, de Porto Alegre, Tottem e Jábulas.
Em ambos os dias o evento começa às 19h30min, com ingresso no valor de R$ 5,00, que serão vendidos na hora e local da atividade. A lotação máxima do teatro é de 197 pessoas. Além de se apresentarem por cerca de 30 minutos cada, as bandas também vão vender seus materiais como camisetas, CD’s e demais produtos.
A ideia do festival partiu da banda Tottem, já no ano passado. De acordo com o baixista da banda montenegrina, Arthur Krug, de 20 anos, há pouco incentivo na cena rock and roll de Montenegro. “Sentimos a ausência de um evento que unisse e agregasse valor às bandas locais, esse é o principal objetivo do Rock em Cena. Esperamos que essa seja somente a primeira de muitas edições”, comenta.
Os grupos montenegrinos têm se destacado na região, com lançamentos de álbuns e videoclipes. Arthur acredita que o festival vem para brindar esse momento significante das bandas, da cena musical e da cultural de Montenegro. Fuss e Dóris Encrenqueira são as convidadas especiais para o evento. Ambas vêm se destacando no cenário nacional com os lançamentos de seus novos álbuns.
Inovação
A galera de Montenegro subirá ao palco cheia de novidades. Arthur antecipa que a Tottem vai levar duas faixas inéditas para a sua apresentação. Uma das canções é “Suas mentiras” e a outra é um instrumental, ainda sem título – Quem sabe um dos fãs não ajuda a nomear esse novo som. A vinten também vem cheia de surpresas para o evento. De acordo com o vocalista Jean Castilhos, de 22, músicas novas serão apresentadas e adicionadas aos sons do “Não há descanso para os miseráveis”.
Os Lobos Não Usam Sombreiro vem com uma nova formação. De acordo com Mário Costa, de 28, o privilégio será dado às autorais, mas sem esquecer as covers. “Também vai ter muito Black Sabbath, como sempre”, diz. A Jábulas Rock And Roll levará o seu estilo anos 80. De acordo com o baixista, Frê Müller, três autorais serão tocadas. “Litoral”, Papion” e Litle Buterfly” farão parte do set-list. O restante deve ser formado por clássicos do rock nacional e gaúcho.
Situações do cotidiano
Um dos grupos que vai precisar pegar a estrada é a Fuss, que vem de Canoas. A composição é de Lucas Patrício (vocal/guitarra), Eduardo Fraga (guitarra), Giovani Fiori (baixo) e Heitor Rodrigues (bateria). Lucas, de 21, conta que tudo começou em 2014, com o objetivo de passar uma mensagem direta ao público. “Dentro das nossas músicas trazemos situações cotidianas e sentimentais. Falamos muito do ‘meu ser’, das brigas com nós mesmos, que acabam nos atrapalhando em praticamente tudo”, diz. A banda, que optou pelo indie rock como sub-gênero oficial, certamente trará covers de representantes bem conhecidos, como: The Strokes, King Of Leon e The Kooks. No seu histórico de três anos, a Fuss já conta com sete músicas autorais e dois EPs, lançados em 2016 e 2017.
A “encrenqueira” da capital
O ritmo do evento é rock and roll e a maioria dos nomes das bandas sempre passa alguma mensagem. E quem vem da capital para a Cidade das Artes é a Dóris Encrenqueira. O grupo foi formado em 2014, por Pedro Lipatin (guitarra e voz), Henrique Cabreira (guitarra), Eduardo Hollywood (baixo) e Eduardo Schuler (bateria). Eduardo, o baterista, conta que a banda lançou seu primeiro EP em 2015 e, em julho deste ano, seu primeiro álbum. “Gostamos muito dos anos 70, Led Zepelin, Aerosmith…. e principalmente dos 90, como Stone Temple Pilots, Green Day e Foo Fighters”, exemplifica. Em explicação ao nome do grupo, Eduardo afirma que trata-se de um simbolismo que representa a rebeldia adolescente até mesmo o poder feminista. “É uma personagem sem cor, idade, altura, peso ou estereótipo. O nome veio de um sonho do nosso vocalista, Pedro Lipatin, no qual havia a Dóris Encrenqueira e o Bóris Valentão, como personagens de quadrinhos”, diz.
Agende-se
Evento: Festival Rock Em Cena
Onde: Teatro Therezinha Petry Cardona (Fundarte)
Quando: sexta e sábado, as 19h30min
Apresentações: Sexta: Fuss, Vinten e Os Lobos Não Usam Sombreiro. Sábado: Dóris Encrenqueira, Tottem e Jábulas Rock And Roll. Ambos com início as 19h30min.