No último caso os bandidos efetuaram disparos para forçar motorista a parar
O caso mais recente de roubo a veículo de carga ocorreu na RSC-287, na localidade de Muda Boi, interior de Montenegro. O condutor de um caminhão furgão, Marciano Luiz Bianchini, viajava acompanhado por seu cunhado, que não teve o nome informado, de Canudos do Vale para Pareci Novo, onde descarregaria uma carga de laranjas de suco. Por volta das 4h30min, ambos foram surpreendidos por veículo, do qual um homem deferiu dois disparos de arma de fogo para o alto. Assustado, o caminhoneiro parou na estrada e foi abordado por dois indivíduos que anunciaram o assalto. No dia 31 de julho, outro caso ocorreu apresentando as mesmas características no modo de operação, dessa vez registrado na ERS-124. Os crimes colocam em alerta os transportadores de mercadorias.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Marciano conta que os dois homens estavam armados e encapuzados. Um deles assumiu o volante e o outro bloqueou a porta do carona. Os sujeitos ficaram irritados ao descobrir o conteúdo da carga, mesmo assim deram continuidade a ação. A situação que já era tensa se agravou quando um dos bandidos realizou um disparo acidental dentro da cabine. “A gente estava entre quatro ali dentro, não sei como não acertou um de nós”, comenta.
O caminhão seguiu por mais alguns quilômetros até que o caminhoneiro e seu colega de viagem foram forçados a descer e entrar em um carro que os aguardava. Um dos ladrões fugiu com o caminhão, enquanto isso, o outro ficou circulando com as vítimas. “Eles ficaram rodando uns 40 minutos”, conta Marciano.
Na localidade de Pesqueiro, interior de Montenegro, ambos foram liberados em uma estrada vicinal. “Disseram pra nós seguirmos pela estrada de chão e não olhar pra trás”, relata o caminhoneiro. No local eles foram socorridos pelo motorista de uma van escolar. O caso do caminhoneiro foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Montenegro. Além do caminhão, um furgão prata com cabine vermelha com placas IQK5507, os ladrões levaram a carteira de Marciano.
Semana passada outro foi sequestrado e solto em Ivoti
No último dia 31, um caminhão Ford Cargo, com placas de Feliz, também foi roubado na madrugada, em Montenegro. O veículo, que seguia para Santa Maria carregado com frutas e verduras, foi abordado em Montenegro, na ERS-124. O caminhão pertence a uma empresa da região de Vale do Lobo.
Durante o roubo, dois funcionários, o motorista e seu ajudante, foram feitos reféns e soltos apenas em Ivoti. Mais tarde, por volta das 9h30min, a Guarda Municipal de Estância Velha localizou o Ford Cargo entre as ruas Vidal Brasil e Atalíbio Torres.
Os casos foram enviados para a Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas (DRFC), mas ainda não foram avaliados pelo delegado responsável, Alexandre Luiz Fleck. Por tanto, ainda não é possível apontar se há relação entre os crimes.