PARQUE de máquinas também foi recuperado pela Prefeitura
Em março de 2021 a reportagem do Ibiá esteve no pátio da Prefeitura de Montenegro, no bairro Senai, onde ficam as sedes das secretarias de Viação de Serviços Urbanos e Desenvolvimento Rural. Na época, a área de quase cinco hectares continha móveis, pneus, garrafas, restos de construções e até mesmo um amontoado de lâmpadas fluorescentes jogadas a céu aberto.
O secretário de Viação de Serviços Urbanos, Neri de Mello Pena, o Cabelo, relata que a limpeza da área começou a ser realizada assim que assumiu a pasta. O primeiro desafio foi encontrar empresas parceiras para fazer a destinação correta dos resíduos, já que no local havia diversos tipos de resíduos. “Enfrentamos muitos problemas para conseguir fazer o descarte dos materiais, mas conseguimos parcerias com algumas empresas, que nos ajudaram a fazer a destinação correta”, enfatiza.
Atualmente o cenário é bem diferente do encontrado em 2021. Cabelo diz que o local onde são acondicionados os materiais para obras do município estava tomado por lixo. “Hoje a gente tem os containeres para fazer a separação dos materiais que vem da rua. Trazemos para o pátio e a empresa faz o destino final dos resíduos”, aponta. Outro avanço destacado pelo secretário foi a compra de um triturador, que possibilita transforma galhos recolhidos em composto orgânico, destinado para os canteiros de praças, do Parque Centenário e escolas do município.
No entanto, o secretário reconhece que manter a limpeza do pátio ainda é um desafio, que tem que ser superado diariamente. “É um trabalho que ainda não terminou, porque é uma área grande a e gente encontrou com muitas dificuldades. Mas conseguimos trabalhar em cima do problema, esse é um trabalho constante”, enfatiza. Segundo Cabelo, a maior parte dos resíduos que se encontram no pátio atualmente foram recolhidos durantes as enchentes. “Sempre vem descarte de materiais e nas enchentes tivemos muitos móveis descartados. Mas quando chega aqui fazemos a separação e o que é possível destinamos para reciclagem”, afirma.
Recuperação do parque de máquinas também foi desafio
O parque de máquinas também foi encontrado em condições precárias. Conforme Cabelo, as secretarias tinham apenas duas retro escavadeiras funcionado e uma moto niveladora, além de caminhões em outras máquinas que necessitavam de manutenção. “Compramos duas mini escavadeiras, dois caminhões, duas novas patrolas. Hoje são quatro patrolas em funcionamento e foram consertados muitos caminhões e máquinas. Então eu digo que o nosso problema hoje é a falta de servidores para superar a grande demanda de trabalho”, enfatiza.
Para o próximo ano ainda está prevista a compra de mais dois caminhões para atender a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. O secretário avalia que a recuperação do parque de máquinas do município trouxe benefícios para a comunidade de servidores. “A gente precisa ter máquinas boas para prestar um bom serviço para a população. Hoje temos muita coisa a fazer em razão da grande demanda, mas muitos trabalhos já foram feitos pela secretaria. Essas novas máquinas em nos ajudado muito a cumprir com as nossas demanda”, conclui.