A Dog Shoes – startup montenegrina que criou os sapatinhos de passeio para cachorros – foi escolhida como “Empresa Destaque” em importante evento de inovação em São Paulo: o InovAtiva Brasil. A iniciativa consiste em um programa de aceleração em larga escala para negócios inovadores e é realizada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), junto do Sebrae, reunindo empreendimentos de todo o país.
A proprietária da Dog Shoes, Juliana Daudt Schönell, conta que escreveu o projeto no início do ano e foi selecionada dentre mais de mil empresas brasileiras, passando por diferentes etapas no decorrer de 2018. Dentro do programa, cursos e mentorias foram sendo oferecidos, como forma de acelerar o desenvolvimento das empresas. O InovAtiva culminou no evento de São Paulo, no início deste mês, com o “Bootcamp Nacional e o Demoday InovAtiva”.
Juliana conta que foram três dias de mostra, que contaram com a presença de mais de 300 pessoas, dentre investidores e mentores de grandes organizações. Os visitantes puderam conhecer os cerca de 80 empreendimentos selecionados para a etapa final. Dentre eles, estava a Dog Shoes, que acabou entre as 12 startups reconhecidas como “Empresa Destaque”, com o maior potencial de crescimento identificado.
Criados a partir de uma ideia concebida em 2016 pela empresária montenegrina, os sapatinhos de sola macia e impermeável, com fácil colocação, chamaram a atenção de investidores. “É um evento em que tu ganha uma visibilidade dos investidores que estão procurando empresas inovadoras. Alguns vieram me procurar porque acharam a ideia muito legal e tem intenção de investir em projetos assim”, conta Juliana, animada com as possibilidades. A partir do evento, o empreendimento também tem facilidades no acesso a editais de fomento à inovação.
Outro dos frutos do destaque recebido foi a possibilidade de internacionalizar a invenção. “Surgiu lá investidores interessados e já fizemos os primeiros contatos”, destaca a empresária. “A gente vai para o mundo bem ligeiro”. Pelo Brasil, Juliana conta que, apenas pela busca orgânica do Google, a Dog Shoes já chegou nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e até Manaus. O foco no mercado interno também deve seguir forte após o reconhecimento no evento.
Centrada, a montenegrina destaca, ainda, que já há projetos para 2020. A ideia, após o fortalecimento da marca, é criar outros produtos dentro da linha de passeios com os pets. “A gente quer uma linha voltada aos acessórios que se fazem necessários para os passeios. Uma capa de chuva, proteção para quando está mais frio ou para quando está mais quente”, exemplifica. De acordo com o MDIC, mais de 740 startups brasileiras foram aceleradas pelo InovAtiva Brasil.