O levantamento anual da incidência de Greening (huanglongbing/HLB), divulgado nesta semana pelo Fundecitrus, indica que a doença subiu de 24,42%, em 2022, para 38,06% em 2023. O estudo refere-se especificamente ao cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro; mas acende alerta para outras regiões produtivas do Brasil.
O crescimento total é de 56%, o que corresponde a aproximadamente 77,22 milhões de árvores doentes do total de 202,88 milhões de laranjeiras em todo o parque. O momento continua exigindo mais esforço e estratégia dos citricultores para o controle mais eficaz do Greening. Este é o sexto ano consecutivo de crescimento da incidência da doença, porém foi o maior aumento em pontos percentuais de toda série histórica desde 2008. A incidência aumentou consideravelmente em todas as regiões e tamanhos de propriedades.
O levantamento completo está disponível no site do Fundecitrus:
https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/noticias/integra/greening-avanca-no-cinturao-citricola-e-demanda-acoes-efetivas-do-setor-para-reduzir-incidencia-nos-pomares/1359