Doações de cestas básicas da prefeitura geram dúvidas

População se queixa da demora no atendimento, mas ignora as orientações para recebimento dos kits

Nas últimas semanas, a prefeitura de Montenegro recebeu toneladas de doações de alimentos para ajudar famílias que estão enfrentando dificuldade em meio à pandemia do novo coronavírus (a Covid-19). Para receber as cestas básicas, no entanto, a população reclama da demora no atendimento e falta de mais informações, o que tem gerado grandes filas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e frequentes descumprimentos das orientações da Saúde e normas para receber o kit.

Quem tem direito às cestas? Como faz para receber? É preciso ir pessoalmente? Pessoas do interior também recebem? A quantidade de perguntas que surgem na população montenegrina da conta da importância que as doações têm para a vida de quem precisa. Só no início do mês, a rede de Farmácias São João no intuito auxiliar a comunidade a passar pelo período de quarentena e dificuldades financeiras que atingem, principalmente, as famílias mais carentes, realizou uma doação de 15 toneladas de alimentos. Além disso, a campanha “Juntos Somos Mais Fortes”, promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), continua recebendo doações.

Para receber umas das cestas básicas, os interessados devem primeiro procurar o Cras ou SMHAD e realizar o cadastro, podendo ser pessoalmente ou por telefone e, só depois da avaliação, receber o benefício. Na manhã desta segunda-feira, 20, como tem acontecido nos últimos dias, uma grande fila se formou em frente ao Cras e as orientações para evitar aglomerações foram desrespeitadas. “A gente não tem muita opção, não. O jeito é ficar na fila e tentar até conseguir”, lamentou a dona de casa Valnice Rocha, 37.

A diretora de assistência Social e Cidadania, Mônica Müller, explica que qualquer pessoa tem direito a receber as cestas básicas, desde que esteja dentro dos critérios avaliados pela equipe técnica do Cras, que leva em consideração aspectos como a situação econômica da família, presença de crianças, idosos, entre outros. “Nós estávamos priorizando pessoas sem nenhuma renda e beneficiários do Bolsa Família, agora estamos elencando outras prioridades, já que esses mais urgentes foram contemplados”, destaca a diretora. “Quem fez o cadastro, a ideia é contemplar todo mundo”, acrescenta.

Apesar do grande número de doações de alimentos, a diretora comenta que os esforços são grandes para oferecer aos beneficiários cestas básicas completas. “Nós fomos montando os kits conforme as cestas compradas com recursos próprios da prefeitura”, salientou. Outra dúvida recorrente é se a população do interior também tem direito ao benefício. “Já entregamos em todos locais solicitados pelos agentes de saúde, profissionais que atuam mais diretamente nas zonas rurais da cidade e nos encaminham a demanda”, detalha.

Comunidade se une para ajudar quem mais precisa
Buscando dar um alento neste momento de pandemia para famílias de Montenegro, um grupo de pessoas se uniu e proporcionou um momento especial para quem busca ajuda no Cras. Na última sexta-feira, 17, a voluntária Susana Souza, juntamente com outros amigos, realizou o Café com Carinho. A ideia é ajudar quem chega cedo na entidade para tentar pegar um das cestas básicas doadas pela prefeitura.

Segundo Susana, tinha famílias desde as 4h da madrugada na fila no dia. Para continuar realizando o café, os voluntários precisam de doações de pão, margarina, café e o que as pessoas se sentirem à vontade para doar. Para ajudar, basta entrar em contato com Susana pelo telefone (51) 998772872. (MG)

CRAS tem novo horário de atendimento para cadastro

Para dar conta da demanda dos cadastros, o CRAS passou a atender em horário diferenciado presencialmente e por telefone, a partir desta segunda-feira, 20. A medida tomada pela Administração Municipal busca evitar aglomerações de pessoas.
Para o cadastro presencial, serão distribuídas 40 senhas diariamente das 8h às 12h, sendo 20 para atendimento prioritário e 20 para atendimento normal. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, já o atendimento por telefone será das 13h30min às 16h30min.

É recomendado que procurem pelo serviço somente quem realmente está sem alimentos e quem ainda não recebeu nenhuma cesta básica, pois outras famílias em situação de vulnerabilidade também necessitam dos produtos. Lembrando que, embora o cadastro seja feito no CRAS, é na SMHAD que as cestas são retiradas. Na SMHAD, o cadastro é realizado somente por telefone. O CRAS fica localizado na rua La Salle, nº 9, bairro Municipal. O telefone para contato é o 3649-1110 ou 3649-4564, já a SMHAD fica na rua Col. Apolinário de Moraes, 1705 , Centro. O telefone para contato é (51) 3632-9133. (MG)

Fraudes preocupam equipe técnica do Cras

Para conseguir uma cesta básica, a diretora de assistência social explica que o cadastro é autodeclaratório, o que infelizmente tem levado à prática de fraude por parte de uma pequena parcela de pessoas que procuram o Cras. “Como a gente não pede comprovante das informações, muita pessoas estavam passando endereço falso, ou então diziam que morava só e no outro dia um membro da mesma família vinha aqui fazer o cadastro”, releva Mônica, lamentando a situação que atrapalha o trabalho da equipe técnica da secretaria.

Cadastro autodeclaratório pode ter facilitado fraude por parte de alguns beneficiários

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