Diversão e arte em mais um Dia da Favela

Neste sábado, dia 5, o Parque Centenário de Montenegro teve novas atividades dentro da programação do Dia da Favela. Em sua 14ª edição nacional e 9ª em Montenegro, o Dia da Favela – Favela é potência, neste ano, ocorreu nos dias 4 e 5, com ações de palestras, rodas de conversas, oferta de serviços, atendimentos e informações com a participação de entidades, como a Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria Estadual de Segurança e diversas instituições: Unisc, UERGS, Polícia Civil, Brigada Militar, Grupo Vargas, Confraria das Empreendedoras de Montenegro, MH2M (movimento hiphop) e o Conselho da Mulher de Montenegro (Comdim).

Muita música, debates e arte marcaram o último dia de atividades. Uma parceria entre a Cufa, Confraria de Empreendedoras de Montenegro e consultora de moda e estilo Andréa da Rosa, levou ao público um desfile protagonizado por jovens que tiveram participação ativa na customização das peças do figurino. As meninas também receberem dicas sobre empreendedorismo e empoderamento feminino.

Outro momento bastante aguardado pelo público é o show nacional com MV Bill e Kamila CDD, que deve ocorrer por volta das 20h. Confira mais detalhes sobre os eventos na edição impressa do Jornal Ibiá desta terça-feira.

Homenagem ao Dia Nacional da Favela
O Dia Nacional da Favela é comemorado em 4 de novembro. A data marca a primeira vez o termo que apareceu em um documento público, no ano de 1900, quando o delegado da 10ª Circunscrição e chefe da Polícia do Rio de Janeiro, Enéas Galvão, se referiu ao Morro da Providência como favela. Lá, era onde moravam os favelados, como eram chamados os soldados que lutaram na Guerra de Canudos, na Bahia, e ficaram marcados pela planta favela, muito comum no sertão nordestino. A associação feita na época foi como um lugar sujo e de gente imoral. O Morro da Providência, no centro do Rio de Janeiro, é considerado a primeira favela do Brasil.

Últimas Notícias

Destaques