Distanciamento Controlado: bandeira vermelha predomina no Estado

O mapa preliminar da 33ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado continua refletindo o alto índice de contágio da Covid-19 no Estado. Mesmo com a mudança nos indicadores da macrorregião Sul, alterando de bandeira preta para vermelha em Bagé e Pelotas, o Estado segue em alerta máximo. A Região 08 – onde está localizada Montenegro e outras cidades do Vale do Caí – permanece na cor vermelha. Nesta rodada, a única região Covid que está classificada em bandeira laranja é Guaíba.

De acordo com o Estado, embora tenha havido redução de 4% (de 1.375 para 1.316) no número de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19, pacientes em leitos de UTI aumentaram 2% (de 915 para 935). Os dados do governo mostram que a elevação nos óbitos chegou a 20% (de 409 para 490) entre as últimas duas quintas-feiras, o que representa o maior patamar desde o início do modelo. Em Montenegro, os dois hospitais estão com as suas UTI’s Covid superlotadas.

O sistema de cogestão regional, suspenso na primeira quinzena de dezembro, voltou a valer nessa terça-feira, 15. Com o município de Canoas como referência, a R08 adota os protocolos regionais e os municípios podem usar os protocolos da bandeira laranja.

Nesta rodada, o Indicador “Ativos/Recuperados” necessitou de ajuste, pois de acordo com o governo Estadual, uma vez que o tempo médio entre a confirmação do caso positivo e a inclusão no sistema está atualmente em mais de oito dias. “Muitos casos estavam sendo inseridos com tamanho atraso que não estavam sendo contabilizados como ativos, entrando no sistema já como recuperados. Para corrigir essa distorção, o indicador passa a ser calculado com uma semana de defasagem”, foi divulgado. Desse modo, casos que ingressam tardiamente ao longo da última semana são agregados como ativos tendo a semana anterior como data de referência.

Últimas Notícias

Destaques