O Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), mais uma vez, recebeu o selo de qualidade pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), um reconhecimento pelo alto nível de ensino oferecido. As métricas desta avaliação são o índice de aprovação dos estudantes nos exames da Ordem, que permite advogar, e o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Ministério da Educação.
A 7ª edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda tem como enfoque A Luta da Advocacia Brasileira pela proteção da Educação Jurídica. Em função da pandemia, a cerimônia presencial ainda não tem data prevista para ocorrer. Segundo a coordenadora do Curso de Direito da sede Santa Cruz, Elia Denise Hammes, “Nosso curso proporciona vivências jurídicas interdisciplinares e contemporâneas, que formam profissionais completos. Sabemos que nossos acadêmicos precisam estar preparados para os mais diversos desafios do mundo atual, por isso, olhamos cada aspecto da formação, inclusive as habilidades humanísticas e os valores sociais. Assim, receber este reconhecimento é uma grande alegria”.
Ao longo de sua história, de 50 anos, o curso de Direito da Unisc já formou 5.886 profissionais, entre os campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Sobradinho e Venâncio Aires. Desde sua criação, uma das marcas do curso é o caráter comunitário e a formação humanística proposta, prestando inúmeros serviços jurídicos gratuitos à população. “Acreditamos em uma formação jurídica e humana com bases sólidas. Como forma de aprofundar o processo de aprendizagem e de criar uma inserção comunitária, existem diversas possibilidades de o estudante atuar em estágios e projetos de extensão da Unisc. Essa atuação agrega conhecimento da prática da profissão, com suporte dos professores, e também auxilia a população, que é beneficiada com atendimentos gratuitos”, explica a professora Elia Hammes.
GAJ: prática da profissão e apoio à comunidade dentro da Universidade
O Gabinete de Assistência Jurídica da Unisc, mais conhecido como GAJ, é um espaço para que os acadêmicos tenham a prática da profissão. A partir do 8º semestre, os estudantes prestam serviço jurídico gratuito à população carente, somando experiência profissional, aprendizagem e colaborando ativamente com a transformação social.
Em Santa Cruz do Sul o GAJ atua desde 1977. Hoje também atende as comarcas de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Rio Pardo, Sobradinho, Venâncio Aires e Capão da Canoa. Neste ano de 2022, com a recente instalação do Curso de Direito em Montenegro, os acadêmicos também estarão iniciando estágios no GAJ da cidade. Somando estas comarcas, que atendem diversas localidades jurisdicionadas, 25 municípios serão beneficiados. A Unisc de Montenegro oferece o curso de Direito desde 2018.
Atender problemas reais da comunidade é uma forma de construir formação sólida e contemporânea, que alia teoria e prática. “Além dos benefícios na aprendizagem, existe o cunho social. Os serviços prestados pelo Curso de Direito da Unisc permitem o atendimento jurisdicionado qualificado e absolutamente gratuito, fortalecendo o caráter comunitário da Universidade”, conta o subcoordenador do curso de Direito, Cássio Alberto Arend.
Mesmo durante a pandemia o GAJ não parou e encontrou novas maneiras de assessorar a população: com o pagamento do auxílio emergencial foi criado um teleatendimento para prestar consultoria e esclarecer dúvidas. Foram mais de mil atendimentos, que orientaram desde o acesso ao aplicativo, até o ajuizamento de ações para resolver a situação de quem se enquadrava nos requisitos e teve seu pedido negado.