Direito das mulheres será destaque em evento realizado pela Cufa Montenegro

A Cufa Montenegro, junto com empresas e entidade parceiras, promove neste sábado, 11, a ação “Mulheres: inúmeras possibilidades!”. A iniciativa, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, busca promover discussões e reflexões sobre os direitos das mulheres, em especial sobre a violência doméstica e a efetivação da Lei Maria da Penha. O Evento será realizado no Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro de Campos, o Polivalente, sedo aberto ao público. A abertura será às 8h30, com a programação seguindo até as 16h30, quando está previsto o encerramento.

Durante o evento também será apresentado o resultado da pesquisa com mulheres de favelas e periferias de Montenegro a respeito da violência doméstica, organizada pela Cufa Montenegro, através do Núcleo Maria Maria. Mesmo 16 anos após a promulgação da Lei Maria da Penha, o Atlas da Violência (IPEA, 2020) registra números alarmantes de violência contra as mulheres no país: uma mulher é morta no Brasil a cada 2 horas (quase 50% por arma de fogo), sendo que 38,9% dos homicídios ocorrem dentro de casa.

Neste ano, pela primeira vez, a iniciativa será realizada em uma escola, com participação de professores e alunos. Conforme o coordenador da Cufa Montenegro, Rogério Santos, a educação possibilita modificar a questão do machismo e da violência doméstica, o que torna ainda mais importante a realização do evento em uma instituição de ensino pública da cidade. “Quando temos uma educação voltada para a igualdade de gênero nós construímos um mundo melhor, com outras masculinidades, com a mulher como igual”, conclui.

O evento é uma realização da CUFA Montenegro, em parceria com o Conselho Municipal das Mulheres de Montenegro; Comitê Em Frente Mulher RS; Delegacia Regional da Polícia Civil do Vale do Caí RS; 5º Batalhão de Polícia Militar; Prefeitura Municipal de Montenegro; Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, Defensoria Pública do RS e UNISC. (WM)

Últimas Notícias

Destaques