Diocese de Montenegro é destaque no Vaticano

A pesquisa de um seminarista e a implantação do setor pré-matrimonial na Diocese de Montenegro foram destaque no portal de notícias oficiais do Vaticano. Em 2017, o seminarista João Vitor Freitas do Santos percebeu a queda de 50% dos casamentos realizados em toda a Diocese. O número caiu de 500 matrimônios em 2008 para 250 em 2017.

Durante dois anos, João coletou dados e acompanhou o Conselho Diocesanos do Setor de Família. Os resultados renderam material de orientação para a implantação do setor pré-matrimonial nas paróquias que são contempladas pela Diocese de Montenegro.

Portal de notícias do Vaticano destacou a pesquisa do seminarista e a instalação do setor pré-matrimonial (Foto: Reprodução)

Ao Vatican News, portal de notícias da Cidade do Vaticano, João Vitor declarou: “A partir dessa pesquisa que nós tivemos então essa visão geral da realidade de nossa Diocese, começando um processo de readequação, posso dizer assim, dos encontros de preparação à vida matrimonial, que dentro da estrutura do setor família, da pastoral familiar, se chama Setor pré-matrimonial.”

O Papa Francisco destaca a importância de uma preparação adequada ao matrimônio na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia, n. 207. “Convido as comunidades cristãs a reconhecerem que é um bem para elas mesmas acompanhar o caminho de amor dos noivos. Há várias maneiras legítimas de organizar a preparação próxima para o matrimônio e cada Igreja local discernirá a que for melhor, procurando uma formação adequada que, ao mesmo tempo, não afaste os jovens do sacramento”, escreveu Francisco.

Últimas Notícias

Destaques