Dicas para tirar o bolor e o mofo após as chuvas

Os dias de chuva trouxeram um incômodo conhecido dos donos de casa: o cheiro de umidade, o bolor e mofo. Além de deixar uma aparência desagradável no ambiente, o cheiro incômodo pode estimular o aparecimento de doenças respiratórias e alergias. É problema sério para aqueles que têm rinite, sinusite, bronquite e asma.

Algumas medidas podem ser úteis na hora de livrar a casa dessa situação incômoda. Um dica simples é passar um pano com álcool ao secar a água que escorre nas laterais da geladeira e nos vidros das janelas, bem como enxugar o chão e as paredes após a limpeza. Mas é preciso cuidado se for manusear o álcool, sobretudo na cozinha. Abrir bem a casa e deixar ventilar é o primeiro passo para acabar com o bolor e o mofo.

Alguns produtos comuns nas casas auxiliam na luta contra o mofo. Um deles é o giz (utilizado em quadro escolar). Deixar sachês feitos de tule cheios de giz espalhados vai retirar a umidade do local. O giz absorverá a umidade, quando estiver úmido, é um sinal de que está na hora de trocá-lo. Para as paredes, a água sanitária é a melhor solução. Depois de limpar o mofo do ambiente com um pano seco, misture 50 ml de água sanitária com 1L de água, e passe na área infectada.

O suco de limão é excelente para tirar manchas de mofo. Sua acidez age bem sobre azulejos. Ou seja, é boa alternativa para tirar o mofo de banheiros. Já água com sal é útil na limpeza de tecidos manchados pelo bolor. Depois de ficar de molho algumas horas, qualquer tecido fica livre das manchas.

Tirar mofo e bolor das paredes
Para começar, misture uma solução de uma parte de água sanitária para três de água ou utilize um limpador de superfícies que tenha cloroem sua composição ativa, como Cif Tira-Limo.
Utilize, então, uma escova de cerdas duras, para esfregar a área escurecida.

Por fim, enxágue o local com o auxílio de um pano umedecido.

Se esse método não funcionar, há produtos formulados especialmente para mofo e bolor nas paredes que são mais fortes. Mas lembre-se de testar em uma pequena área escondida da parede primeiro e nunca misturar soluções de limpeza, pois isso pode gerar reações químicas perigosas.

Para sujeira mais leve
Em caso de bolor mais leve, esse que se formou devido às chuvas dos últimos dias, o vinagre pode ser um ótimo aliado. Mais suave do que a água sanitária, o ácido do vinagre também tem um ótimo poder de limpeza.

Coloque um copo de vinagre branco (vinagre de álcool) em um borrifador e pulverize sobre as paredes manchadas. Deixe agir por alguns minutos e limpe com um pano.

Outra alternativa é diluir bicarbonato de sódio em água morna. A medida é de duas colheres de bicarbonato para um copo de água morna.

 

Para tirar o bolor de armários
Mistura 3 colheres de vinagre em um litro de água. Limpa bem os armário com essa misturinha e seca com um pano limpo e seco. Depois disso, é preciso deixar o armário aberto para ventilar.

Misturinha para limpar estofados e almofadas
1 litro de água
1/4 de copo de álcool
1 colher de sopa de bicarbonato
1/2 copo de vinagre branco
1 colher de sopa de amaciante

A mistura pode ser usada também em sofás de tecido.

Misture bem todos os ingredientes até ficar uniforme. Coloque em um borrifador e espirre sobre o sofá. Espere secar, o que irá acontecer bem rápido devido à presença do álcool. Já o bicarbonato proporciona uma limpeza profunda, enquanto o amaciante deixa as fibras mais macias e o vinagre faz as cores ficarem mais vibrantes.

Lembrando que essa mistura é para a manutenção do dia a dia. Para uma limpeza completa, o ideal é procurar uma empresa especializada.

Como prevenir o mofo:
– Mantenha janelas abertas mesmo se o sol não entrar no cômodo;
– Deixe a casa limpa, organizada e arejada. Cômodos com objetos empilhados acumulam mofo;
– Se tiver ar condicionado, utilize a função desumificadora. Principalmente nos dias chuvosos;
– Roupas que ficam meses guardadas devem ser colocadas no sol para evitar mau cheiro.

Sachê para prevenir o mofo e traças

Coloca cerca de três colheres de sobremesa de sílica no centro do TNT. Pinga cerca de cinco gotinhas de óleo de Citronela em um pedaço de algodão e coloca sobre a sílica. Une as pontas do TNT, fechando o mesmo para formar uma trouxinha. Amarra. Pode usar uma fita de cetim para dar o acabamento ao sachê.

Caso não goste ou não tenha óleo de Citronela, o cravo pode ser um bom substituto para afastar as traças e dar um cheirinho gostoso para o armário. É só seguir os mesmos passos e, no lugar de pingar o óleo sobre o algodão e colocar na trouxinha, você coloca alguns cravos-da-Índia diretamente sobre a sílica (pode ser de 10 a 20 unidades).

Últimas Notícias

Destaques