Os lares estão mais práticos. Talvez até pelo estilo de vida atribulado, que tem solicitado cada vez menos tempo de lazer em casa. As plantas de arquitetura têm priorizado que alguns ambientes da casa sejam menores. Como é o caso das cozinhas. Os apartamentos atuais ganham versões de sala e cozinha integrada. Com essa redução, muitos proprietários têm dificuldades em mobiliar e aproveitar os pequenos espaços.
Mas de acordo com a arquiteta Rosana Ingracio, há, sim, como deixar um cômodo pequeno muito acolhedor, mesmo que ele seja integrado à sala de estar ou jantar.
Algumas dicas como investir em prateleiras aéreas, disposição adequada dos móveis na peça deve fazer parte do planejamento. Segundo ela, investir ainda em tons claros ajuda a valorizar o ambiente e dar amplitude e luminosidade. “Não se deve abusar muito de elementos decorativos e cores fortes em ambientes pequenos. O principal é ter apenas o necessário, sem poluição visual. Menos é mais! Uma parede com espelho, por exemplo, é uma boa dica”, explica.
Confira algumas dicas da arquiteta para a organização do ambiente:
Cores
“O uso de tons claros, cinzas, off whites, são os ideais para as paredes e mobiliário de cozinhas pequenas, embora o branco seja, sem dúvida, a melhor escolha para obter mais amplitude e luminosidade. Na parede da pia, pode-se utilizar um revestimento cerâmico fosco, com aspecto de ladrilho hidráulico . Os azulejos a base de cimento branco, resistentes e decorativos, darão um aspecto muito moderno à sua cozinha .Esse exemplo de espaço para duas pessoas, revestido de inox, contendo coifa circular e persiana branca na janela ao lado do refrigerador, com poucos móveis, dá maior extensão visual”, destaca.
Iluminação
Iluminação é um importante truque para dar uma cara clean e leve ao ambiente. Além da paleta de cores e escolha adequada dos móveis, claro. É um conjunto de fatores que devem estar em harmonia na hora de organizar a sua casa. “Uma boa iluminação é necessária para um ambiente pequeno. Se a sua cozinha possui janelas é importante aproveitar essa luz natural, por isso não cubra com armários ou qualquer outro elemento. A integração de ambientes, sala com cozinha, amplia e ilumina o espaço” destaca Rosana.
Móveis
A peça, inclui principalmente o tamanho dos móveis e o modo como são organizados. Desde o portal de entrada aos eletrodomésticos, tudo deve ser bem pensando para um melhor aproveitamento do ambiente. Uma boa opção para cozinhas pequenas, dica da arquiteta, são as portas de correr. Segundo ela, a abertura traz limpeza visual e espaço. “As de vidro são ideais para a entrada de luz e obtenção de maior amplitude espacial”, salienta. Na escolha dos eletros, Rosana explica que se deve sempre priorizar os com menor dimensão para não sobrecarregar a cozinha e perder medidas para anexar os móveis. “Já no visual, a madeira traz aconchego e integra os ambientes. Hoje em dia, alguns revestimentos para área molhada como cozinha e sanitário possuem a aparência de madeira”, conclui.