Dia do Descarte Correto recebe 3 toneladas de lixo

Meio Ambiente. Primeiro evento do ano mostrou que existe muito lixo para ser recolhido em Montenegro e região

No Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) promoveu a 1ª edição do Dia do Descarte Correto em 2017. O retorno da comunidade foi excelente e o ponto de coleta, junto ao estacionamento do Mombach Supermercado da Timbaúva, esteve movimentado até as 16 horas de ontem. Mais de três toneladas foram entregues pelos cidadãos, somando ainda 500 lâmpadas florescentes, 150 litros de óleo de cozinha usado e cerca de 50 quilos de papelão e papel.

Impressionou todo o tipo de itens descartados pelos montenegrinos. Uma grande quantidade de televisores, tanto de tubo como de plasma, microondas, celulares e demais eletroeletrônicos. Também as tradicionais pilhas e garrafas de vidro. Antes do meio-dia, a primeira caçamba estava lotada e foi levada pelo parceiro da iniciativa, a empresa Telemonte.

Entre aqueles que atenderam ao apelo da Prefeitura, estava o industriário Valdir Obregon, de 40 anos, que levou garrafas de vidro. Funcionário da Ambev, explicou que acumula litros de cerveja que não são retornáveis no varejo. “Eu não gosto de colocar no lixo, pois pode quebrar”, explicou.

Obregon acha perigoso jogar garrafas de vidro na coleta seletiva de lixo

Obregon elogiou a iniciativa da equipe e recebeu explicação do responsável pelo Serviço de Educação Ambiental da Prefeitura, Marcos Guarani, sobre o direito da Logística Reversa. Ele explica que o Artigo 33 da Lei Federal 12.305/2010 determina que os comerciantes e distribuidores devem aceitar a devolução de resíduos como lâmpadas e pilhas.

Parte desta informação o cidadão Paulo Alfredo Petry já tinha. Aos 81 anos, ele saiu de casa com sua camionete Pampa carregada de tralhas. Entre elas, pilhas que sua neta Rafaela havia recolhido durante uma campanha na escola. Hoje a menina está formada na faculdade e as garrafas pets fecharam mais de 10 anos guardadas. “Lembro que especialmente as pilhas têm materiais tóxicos”, explica.

Ano passado, Petry perdeu as datas do Descarte, mas ontem colocou tudo fora. “Incrível como a gente acumula coisas!”, exclamou. Entre os itens que levou, estava um tevê tela plana e um aparelho de fax, totalmente obsoleto em tempos de internet e WhastApp.

APEnas no período da manhã, uma caçamba já encheu com eletroeletrônicos. O total foi de três caçambas cheias

Importância da água também foi lembrada na programação
O evento desta quarta-feira teve a parceria do Super Mombach; empresas Recilux, de Canoas (recolheu lâmpadas), Bio C (óleo de cozinha); Telemonte (materiais eletroeletrônicos); e o apoio da JBS. “Hoje é o Dia Mundial da Água. Então fizemos esse Dia do Descarte”, ressaltou Guarani.

Por isso, foi fundamental também a parceria da Corsan Montenegro e Corsan Sitel (Polo Petroquímico). Cristiane da Costa e Tatiana Rossatto, representando respectivamente as unidades, distribuíram material educativo e copos d’água da Companhia.

Sobre a mesa, garrafas com água chamavam muito a atenção. Elas continham amostras dos principais rios da região metropolitana e dos arroios de Montenegro. Apesar da coloração suspeita, Guarani alerta que aquela não é uma análise química e que, pelo visual, não se deve avaliar os cursos d’água.

coloração das águas dos arroios e rios assustava os visitantes

O exemplo claro é o Arroio Montenegro, cuja água na garrafa era escura. Todavia, a coloração era em virtude da areia que fluía no momento da coleta. Já a água do Arroio Santa Rita, bem mais translúcida, apresentava um odor insuportável. Cristiane explicou que somente uma análise técnica pode revelar os níveis de poluição.

São mais de 15 exames que podem ser realizados, inclusive com várias amostras recolhidas ao longo de todo o curso do manancial e em dias variados.
Ao longo desta semana dedicada à água, as profissionais da Corsan farão uma série de eventos. Hoje, às 8h30min, alunos da Escola Municipal Valter Belian visitam a Estação de Tratamento (ETA) II, na ERS-124. Amanhã tem palestra educativa na Escola Aberta Esperança, no bairro Senai.

Agenda do Dia do Descarte 2017
20 de abril – Quinta-feira (Dia da Terra)
1º de junho – Quinta-feira (Semana do Meio Ambiente)
18 de setembro – Segunda-feira (Semana Farroupilha)
4 de outubro – Quarta-feira (Semana Interamericana da Água)
19 de dezembro – Terça-feira (Natal Iluminado)

Logística Reversa
Devem ser recolhidos pelas empresas:
– Pneus
– Eletroeletrônicos
– Embalagens de agrotóxicos e fertilizantes
– Lâmpadas fluorescentes
– Pilhas e baterias
– Embalagens de óleo
– Lubrificantes

Você Sabia?
Uma lata de alumínio pode levar 500 anos para se decompor na natureza, o plástico mais de 100 anos e a borracha não tem sequer um tempo determinado

Últimas Notícias

Destaques